Direitos do Idoso
DIREITOS DO IDOSO.
II – RESPEITO.
Quando se fala em “respeito”, o termo possui o significado de conceder ao “outro” um grau de reverência desejado para si próprio e/ou para sua escala de valores. Inclui ainda a percepção do universo do “outro” observar seu perfil sem nele interferir sem permissão, muito menos lhe causar dano.
Fizemos este preâmbulo, não com a pretensão de tentar ensinar o que seja “respeito”, mas com o fito de fazer lembrar algo, hoje tão esquecido, pois que os tempos modernos, com a agitação diária, fez jogar no limbo noções de cortesia nos legadas pelos antepassados.
Assim, podemos afirmar que é bastante constrangedor certas ações de pessoas ou entidades que se esqueceram de respeitar àqueles que já deram muito de si, e que souberam impingir um sentimento de respeito no âmbito familiar e social. Mencionamos aqui o descaso de certos órgãos e pessoas que deixaram de conceder ao “IDOSO”, os direitos à cidadania, alijando-o de sua participação na comunidade, e deixando de defender sua dignidade e bem estar.
Os Idosos devem ser respeitados principalmente pelos motoristas de ônibus, que devem atender com a maior delicadeza suas solicitações de embarque e desembarque, aguardando sua entrada e saída com o veículo parado.Quantas vezes já se noticiou sobre casos de “IDOSOS” que ficaram nas paradas, ou pior ainda, que foram derrubados de ônibus que arrancam sem esperar pelo idoso completar a subida ou a decida, ou mesmo ocupar um lugar.
Todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, deverão dar preferência ao atendimento ao idoso, devendo ter placas afixadas em local visível com os dizeres respectivos para esta preferência. Caso típico são as filas de Bancos ou repartições públicas, supermercados etc, que na maioria já possui estas placas.
Mas, subjetivamente, o Respeito ao Idoso, deve ser dado pelas pessoas. Note-se que muitas vezes em locais públicos, quando um idoso passa a frente para ser atendido, nunca falta um engraçadinho para zombar e dizer: ”Porque esse velho não fica em casa cuidando dos netos?” Não se dá conta, que “LA JEUNESSE PASSE” (a juventude passa) e que um dia ele também ficará velho e sofrerá as mesmas agressões se não der o exemplo agora.
Respeitar o Idoso é respeitar a si mesmo, pois como dizia, um velho amigo, que saudosamente recordo, “Luiz Osório Pereira de Albuquerque”, tragicamente desaparecido, em acidente na FREE WAY, pelo desrespeito de um motorista estrangeiro,
FICA-SE VELHO, SOB PENA DE MORTE.