Festejos Juninos
De origem portuguesa, as festas juninas são realizadas em todo o país no mês de junho (daí o nome) e culminam no Dia de São João. O principal momento da festa é a quadrilha, em que vários casais vestidos de caipira encenam uma cerimônia de casamento. Entre as mais concorridas está a de Campina Grande, no sertão paraibano e Caruaru.
Os festejos juninos é uma tradição conhecida em todo o Brasil, quando chega o mês de junho começa a preparação para a grande festa, marcada por muita dança, comidas típicas, simpatias e muito forró.
Presentes em todo o país, elas acontecem no mês de junho e homenageiam três santos. O primeiro é Santo Antônio, no dia 13; São João é comemorado no dia 24; e no dia 29 é a vez de São Pedro. As festas geralmente são realizadas ao ar livre, em um terreiro enfeitado com bandeirinhas coloridas, onde uma fogueira permanece acesa durante a noite toda. À mesa são servidas comidas típicas, como canjica de milho, pé-de-moleque, pipoca, amendoim torrado e doce de batata-doce, entre outras. Os adultos bebem vinho quente temperado com especiarias e o tradicional quentão, feito à base de pinga e gengibre.
O momento alto da festa é a dança da quadrilha. No período dessas festas, as pessoas costumam fazer pedidos aos santos: daí vêm as "simpatias", rituais que devem ser seguidos à risca para que um desejo se realize – as mais conhecidas estão ligadas a Santo Antônio, considerado "casamenteiro".
A origem das festas juninas remonta à Antiguidade e às celebrações pelo sucesso das colheitas, do trabalho e da procriação. A fogueira e o casamento caipira, por exemplo, são alguns dos símbolos que atravessaram os tempos. Os antigos se entregavam a orgias, acreditando que a energia sexual fertilizasse a terra; com a chegada do cristianismo, a prática se extinguiu, mas seu significado permanece simbolizado na união do casal de caipiras.
As comemorações também são marcadas pelas homenagens aos Santos: Na tradição popular cada um desses Santos possui uma Simbologia para o povo, que com suas crenças acompanham suas novenas, precisões e tudo que a eles se refere.
Dos três Santos o mais festejado é o São João, visto como um dos Santos Mais Animados, no Seu dia as pessoas fazem uma grande festa, reúnem as famílias em casa ou Arrais, dançam quadrilha ao som de sanfonas e zabumbas e muito arastapé.
O Santo Antonio é conhecido como Santo Casamenteiro e em seu dia as moças solteiras costumam fazer simpatias para arrumar marido. È conhecido também como o Santo que ajudava as pessoas, principalmente os mais necessitados.
São Pedro é um santo muito respeitado, conhecido como protetor dos pescadores, tanto que os devotos costumam fazer oferendas em seu dia e acompanhar a procissão.
Os festejos juninos é comemorado em todo o nordeste, nas capitais as pessoas acendem fogueiras, fazem comidas típicas, e reúnem as famílias, as crianças soltam fogos e até improvisam pequenas quadrilhas.
Mas é no interior que essa festa é a mais valorizada, durante todo mês de junho, as mulheres organizam novenas, e organizam todas as festas nos dias dos três Santos. É uma tradição que vem de muito tempo, que passa de pais para filho, a medida que o tempo passa vai se modernizando, acompanhando a evolução, mas a verdadeira origem não é esquecida.
Atualmente, as pessoas com a finalidade de não ver essa festa acabar, organizam grandes quadrilhas, que se apresentam em grandes arraiais, preparados para esses dias.
A quadrilha é a dança mais conhecida dos festejos juninos. Conhecida também como dança caipira, a quadrilha é dançada em todo o país. Tem suas raízes em um bailado palaciano praticado nas cortes européias desde o início do século XIX. Chamado na Inglaterra de country dance, chega até a França e Portugal e, dali, ao Brasil.
Apesar de ter se modificado bastante no decorrer do tempo, sua essência permanece nas coreografias executadas aos pares, com homens e mulheres caracterizados como "caipiras". A música vem da sanfona e de instrumentos de percussão, como a zabumba e o triângulo. As versões mais recentes da festa utilizam música gravada ou até mesmo instrumentos eletrônicos.