O Mercado e seus Roteiristas
Um(a) roteirista para ser bem-sucedido(a) precisa dominar a arte de negociar. Porque em reuniões, sendo iniciante, as dificuldades são maiores, ele negocia preço com o players, prazo com os produtores, se não está sozinho, como será o caso do projeto de filme: OXÓSSI vs Hércules, estabelece CRONOGRAMA, TAREFAS e HORÁRIOS com sua equipe de ROTEIRISTAS, além de agendar datas de gravações, em especial, com seus diretores e atores(rizes), metas nada fáceis para iniciantes, e acho até que daria um excelente livro para entendimento de showrunner.
Assim, cada postagem feita nos grupos, cada dica de livro, cursos online e tutoriais do youtuber, faz entender, que agindo profissionalmente, as etapas, fatores, técnicas e boas práticas essenciais num projeto, aqui: OXÓSSI vs Hércules, é de extrema importância não só para se ter sucesso, como também para trazer novas alternativas para o setor do audiovisual e cinema, não só brasileiro, e sim, pode ser que gere discussões, o latino.
Não está no gibi, mas ainda existe no setor de cinema e audiovisual, uma mentalidade de elitismo misturada com colonialismo. Onde tem de sair comprando cursos que não pode pagar. Isso é triste e merece uma mudança, já que nem todos querem ou tem gosto pela dramaturgia.
De maneira que os incentivos para os que querem e se dedicam a arte, tem de ser oferecidos e não em contas gotas, mas na medida certa.
Neste cenário, tem-se por certo, que o núcleo de consumo do tipo de entretenimento citado neste artigo só dará importância aos projetos se romperem uma fronteira que ainda é conservadora: trata-se da imprensa. Ela tem seus ideais, e acredite, não mudarão, pode ser que haja associações, mas não mudanças.
Isso vai além de discussões em grupos e analises de competências. Vai abalar o centro da arte e das profissões.
Por isso, antes de tudo, é necessário dar o primeiro passo, e esse não pode ser inseguro.