Casa Blanca um filme atemporal 1943

"Casablanca" é um filme clássico da era de ouro de Hollywood, lançado em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial. O longa-metragem dirigido por Michael Curtiz e estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, conta a história de um exilado americano que administra um bar em Casablanca, no Marrocos francês, durante a ocupação nazista na França. O filme tem um tom romântico, mas também aborda temas como patriotismo, lealdade, traição e sacrifício pessoal em tempos de guerra.

A trama do filme se desenrola em um momento crucial da história mundial, em que o conflito global estava em curso e o destino de muitas pessoas estava em jogo. Casablanca era um lugar de transição e passagem para aqueles que tentavam fugir da Europa para se salvar dos horrores da guerra. O filme reflete essa realidade, mostrando personagens de diversas nacionalidades em busca de um lugar seguro para viver.

O personagem de Bogart, Rick Blaine, é um americano cínico e amargurado, que se isola em Casablanca após ser traído por sua amada Ilsa Lund (Ingrid Bergman) na França ocupada pelos nazistas. No entanto, sua vida muda quando Ilsa entra em seu bar com seu novo marido, um líder da Resistência Tcheca, e lhe pede ajuda para fugir do país. Rick precisa decidir se vai ajudá-los ou se deixará a oportunidade de reacender sua paixão por Ilsa passar.

O filme apresenta um forte contraste entre a liberdade americana e o controle nazista, além de mostrar a solidariedade e o sacrifício que muitos indivíduos estavam dispostos a fazer para lutar contra a tirania. A mensagem de que mesmo nas piores circunstâncias, é possível encontrar coragem e redenção, é um tema presente em todo o filme.

"Casablanca" é um filme atemporal, que continua a cativar audiências até hoje. Ele apresenta uma visão única sobre um momento importante da história mundial, ao mesmo tempo que oferece um romance inesquecível e personagens cativantes. É um exemplo clássico do melhor que o cinema pode oferecer.

Curiosidades:

Considerado como um dos maiores filmes da história do cinema americano, ganhou vários Oscar da Academia, incluindo o de melhor filme em 1943.

Em 2005 foi nomeado um dos 100 melhores filmes dos últimos 80 anos pela Time.

Em 2006, o Writers Guild of America, West escolheram o roteiro de Casablanca o melhor de todos os tempos na sua lista dos "101 Greatest Screenplays".

O filme é considerado o terceiro melhor filme americano de todos os tempos pela American Film Institute (AFI).

Em 1989, o filme foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos sendo considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo".

Waldryano
Enviado por Waldryano em 26/03/2023
Reeditado em 26/03/2023
Código do texto: T7749231
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.