Envio de Projetos e Roteiros às Produtoras
Atualmente boa parte das produtoras tem o espaço para contato, onde os(as) roteiristas podem usá-lo como meio para enviar seu projeto(LOGLINE/SINOPSE) para apreciação.
Em meio a isso, dão muita ênfase a questão do plágio. Nas redes sociais, afirmam ser esse o principal fator para as produtoras não aceitarem projetos sem o roteiro registrado.
Nisso, sou da opinião de que a produtora pode ter a desobrigação de arcar com maus atos, basta que responda as ideias enviadas pelos(as) roteiristas ou em caso do plágio ser praticado por terceiros, contratados dessa.
O marketing de roteirista também está muito bom, há blogs, cursos, grupos das redes sociais, além dos concursos, que só agregam valores aos profissionais.
Até 10 anos atrás, era quase impossível ter contato com uma produtora se não fosse da forma presencial. De maneira online, era logo descartado e não respondido.
Nos atuais dias, até o registro de obras na Biblioteca Nacional é online, o que facilita muito a vida do(a) roteirista.
Há também, inúmeros cursos de roteiros com avaliações em excelente. O que faz o setor acreditar que os projetos terão em um curto espaço de tempo, uma qualidade da mesma forma, excelente.
"Vamos escrever roteiros, pois o mercado está propício."
Não é necessário uma campanha contra o mercado, e sim uma troca, o(a) roteirista se capacita mais, não falo apenas de pós, falo de cursos e livros sobre o assunto.
E o mercado aumenta o percentual de aquisições de roteiro de terceiros. Algo que com as devidas ferramentas, é bom para ambos.
"Vamos dar o melhor de nós, para que as portas que se abrem, não se fechem."
De maneira que é acreditando que as médias e grandes produtoras querem oferecer uma oportunidade aos roteiristas não renomados, que um certo fator de estímulo tomará conta dos(as) roteiristas, posso chamá-lo de otimismo ou esperança.