Nem Feliz Natal, Nem Próspero Ano Novo... Será que os Roteiristas Terão Feliz Páscoa

Nenhuma declaração da futura ministra da cultura sobre apoios aos roteiristas. Abrir o orçamento para propostas também não parece ser um estilo adotado pelo perfil dela.

Assim, passou-se o natal e entrará o ano novo, completamente sem alternativas, pode ser que venham a ser liberada a Lei Aldir Blanc II ou Paulo Gustavo, ou então as duas, ainda é uma batalha, porém, nenhuma das delas impacta nos rendimentos e desenvolvimento da função de roteirista.

Mesmo com isso, chegará mais uma data festiva, a páscoa, e nada de projeto, a âmbito nacional, claro que as potências Rio-São Paulo já lançaram, mas precisa-se de um que abranja o país inteiro.

As opiniões de que roteiristas não precisam de apoios, são sem fundamento; mesmo dessa forma, têm forte influência nos players e governos. Tem de se mudar isso.

Os screenwriters merecem comemorar as datas como qualquer outro trabalhador, no entanto, a preocupação é mínima, mas dizem: tem a lei rouanet, inscreva-se. Tudo bem, tem, porém os canais de relacionamento com os proponentes, estão abandonados, não é possível nem ser atendido por eles.

Grandes são os desafios, mas vamos correr atrás para que surja uma luz até a páscoa, com a finalidade do roteirista poder celebrar.

Já que o governo não deixa de cobrar seu percentual, seja do roteirista assistente, junior, master, senior e showrunner.

Solidificando a verdade, se cobram, devem de maneira justa, estimularem.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 27/12/2022
Reeditado em 27/12/2022
Código do texto: T7680464
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.