Nem Feliz Natal, Nem Próspero Ano Novo... Será que os Roteiristas Terão Feliz Páscoa
Nenhuma declaração da futura ministra da cultura sobre apoios aos roteiristas. Abrir o orçamento para propostas também não parece ser um estilo adotado pelo perfil dela.
Assim, passou-se o natal e entrará o ano novo, completamente sem alternativas, pode ser que venham a ser liberada a Lei Aldir Blanc II ou Paulo Gustavo, ou então as duas, ainda é uma batalha, porém, nenhuma das delas impacta nos rendimentos e desenvolvimento da função de roteirista.
Mesmo com isso, chegará mais uma data festiva, a páscoa, e nada de projeto, a âmbito nacional, claro que as potências Rio-São Paulo já lançaram, mas precisa-se de um que abranja o país inteiro.
As opiniões de que roteiristas não precisam de apoios, são sem fundamento; mesmo dessa forma, têm forte influência nos players e governos. Tem de se mudar isso.
Os screenwriters merecem comemorar as datas como qualquer outro trabalhador, no entanto, a preocupação é mínima, mas dizem: tem a lei rouanet, inscreva-se. Tudo bem, tem, porém os canais de relacionamento com os proponentes, estão abandonados, não é possível nem ser atendido por eles.
Grandes são os desafios, mas vamos correr atrás para que surja uma luz até a páscoa, com a finalidade do roteirista poder celebrar.
Já que o governo não deixa de cobrar seu percentual, seja do roteirista assistente, junior, master, senior e showrunner.
Solidificando a verdade, se cobram, devem de maneira justa, estimularem.