Mudanças climáticas

Marte por ser um planeta com a metade do tamanho da Terra e não ter uma Lua como a nossa para agitar o seu manto, e por estar mais distante do Sol esfriou mais rapidamente. Com o resfriamento do seu interior e falta de pressão para manter a água na superfície, a mesma se infiltrou na crosta. Se ainda houver alguma atividade vulcânica o que os cientistas esperam, ela deve estar aquecida e represada em algum lugar. Outra hipótese é que a água fluiu e se tornou em gelo seco devido à baixa temperatura e pouca umidade em um ciclo com a salmoura.

Vênus é considerado o irmão gêmeo da Terra por ter o mesmo tamanho, porém é o planeta mais quente do sistema solar, com temperatura em torno de 484 graus Celsius devido ao efeito estufa. Assim como a Terra deve ter muita água que está em estado gasoso ou transformada em dióxido de carbono e hidrogênio na densa atmosfera. O efeito estufa de Vênus deve ter como causa a sua proximidade com o Sol e ter uma rotação lenta sincronizada com a órbita, por isso um dia em Vênus demora 243 dias terrestres.

No meu entender, a Terra nunca será como Vênus que tem efeito estufa, por ter uma atmosfera menos densa. E por estar mais distante do Sol e pela falta de vulcões a tendência é o clima se tornar seco e frio como Marte. Aquecimento global pela ação do homem, no meu entendimento é impossível de acontecer.

A Terra é o único planeta do sistema solar que sustenta água na sua superfície. Planetas anões e luas têm água em forma de gelo e até líquida sob o gelo. A Lua deve ter água nas crateras e infiltrada nas rochas. O aquecimento da atmosfera da Terra só será possível se a mesma se aproximar do Sol mais que o esperado. E conforme as estações da órbita da Terra ao redor do Sol, há mudanças climáticas. O aquecimento global que se fala pelas ações do homem é baseado em dados e não na Ciência.

A atmosfera da Terra é muito rarefeita para ter um efeito estufa como no planeta Vênus, onde se faz muito calor e há muita pressão atmosférica. O que existem são mudanças climáticas conforme as estações do ano, com base na órbita da Terra ao redor do Sol, e da Lua em volta da Terra. O aquecimento global pela ação do homem não tem força para aquecer a atmosfera e os oceanos, que representam 70% da superfície da Terra. Em outras palavras, a população mundial é insignificante em relação ao tamanho do planeta.

Conforme estudos, a floresta da Amazônica já foi deserto um dia e hoje tem muita água e rios e aquíferos. É um ciclo da natureza relacionado às estações. O desmatamento não tem nada a ver com a desertificação e falta de chuvas nem tão pouco causa o aquecimento global. O gás carbônico expelido pelas chaminés das fábricas e escapamento dos automóveis também não causam aquecimento global. Porque o que controla a temperatura da Terra são os oceanos que correspondem 97% da hidrosfera. O aquecimento global ou mudanças climáticas certamente está ligado à órbita da Terra e da Lua.

Goiânia, 30-04-2022

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 30/04/2022
Reeditado em 09/05/2023
Código do texto: T7506262
Classificação de conteúdo: seguro