Os hominídeos

No tempo das cavernas nós, Homo sapiens (que surgimos há cerca de 300 mil anos), vivíamos em bando e confrontávamos com várias espécies de hominídeos como Homo erectus (que foi extinto há 100 mil anos) e Homem de neandethal (extinto 28 mil anos atrás) por territórios e até por fêmeas. Vivíamos da coleta de frutas e caça, e nossas mulheres ficavam nas tocas a cuidar das crias. Conhecíamos poucas palavras e tínhamos muitos grunhidos.

Os ramipithecus viveram há 12 milhões de anos na África, Europa e Ásia e são considerados os ancestrais mais antigo dos primatas, tinham pouco mais de 1 metro de altura, corpos peludos, desceram das árvores e se tornaram bípedes, e com habilidades para atirar objetos para espantar predadores e carregar crias. Descendem dos Ramipithecus os Australopithecus e o Homo habilis. O Homem de neanderthal surgiu cerca de 400 mil anos atrás, migrou-se da África para Eurasia, tinha a pele clara, altura entre 1,5 a 1,7 m, maior robustez que o Homo sapiens e o cérebro maior, reverenciava os mortos, e talvez era mais inteligente que nós seres humanos, e compartilha 99,7 de nosso DNA. O Homo erectus e neanderthalensis são os nossos parentes mais próximos; e os que não pertence ao gênero Homo, são os nossos primos.

Os Australopitecos, que significa “macaco austral”, viveram entre 2,5 a 2,9 milhões de anos atrás, mas eram parecidos com macacos por terem o corpo peludo, tinham entre 1 e 1,2 m de altura. O Homo habilis viveu há 780 mil anos atrás, tinha os braços mais longos e habilidade para usar ferramentas de ossos, madeira e pedra lascada; é o nosso ancestral direto mais antigo. O Homo Erectus viveu entre 100 mil e 1,8 milhões de anos atrás, tinha a pele negra e altura entre 1,30 e 1,70. Muitos cientistas acreditam que a espécie de Homo erectus foi incorporada às populações africanas.

Há muitos fósseis antigos sendo descobertos, um verdadeiro quebra cabeça para os antropólogos. O certo é que existiram muitas espécies de hominídeos que se cruzaram e deram origem ao gênero Homo e a espécie Homo sapiens que se espalhou pelo mundo e gerou várias subespécies ou Homo sapiens sapiens com diferenças no formato da cabeça e do rosto, na cor dos cabelos e olhos, e 5 cores de pele, ou seja, branco, preto, amarelo, vermelho e pardo. O termo raça se relaciona a tais características do Homo sapiens sapiens que se isolaram num determinado lugar, como os negros na África e os amarelos na Ásia. Com o aumento da população, miscigenação de raças, povos e etnias, o embraquecimento ou falta de melanina é inevitável. Com o tempo, seremos um só povo e uma só raça e com uma aparência bem diferente da que conhecemos hoje.

Goiânia, 04-09-2020

Alonso Pimentel

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 04/09/2020
Reeditado em 21/02/2021
Código do texto: T7054607
Classificação de conteúdo: seguro