Sílica gel - A importância do secador de ar em equipamentos imersos em líquido isolante.

Sílica gel - A importância do secador de ar em equipamentos imersos em líquido isolante. A característica da sílica gel é conhecida mundialmente. O produto químico, oriundo da sílica, principal componente da areia, tem grande importância em equipamentos imersos em líquido isolante, por sua capacidade de absorver a umidade de onde está contida.

Há vários tipos de sílica no mercado, as mais conhecida é a branca, que não muda de cor, usada principalmente para transporte de materiais equipamentos que não podem ter em contato com umidade, como por exemplo os eletrônicos e medicamentos.

Este uso atende só o deslocamento do produto até a sua abertura.

 

O nosso interesse nesse assunto é o de uso em equipamentos elétricos, imerso em líquidos isolantes (Transformador, reator, elevador de tensão, etc).

Normalmente o secador de ar de sílica gel, são usados a partir de 750 KVA, imersos em líquidos isolante e quase sempre com tanque de expansão instalados.

Objetivo: O líquido isolante contido no equipamento, sofre grande variação de volume em função da temperatura ambiente e a carga solicitada. A sobrepressão interna, se o equipamento de alta potência, podem danificar as bobinas e gaxetas, sofrendo  danos, por isso, é instalado um  reservatório cilíndrico, cheio de sílica gel, com a captação de ar em ponto mais elevado, para redução da pressão interna.

Esse respirador possui um reservatório de óleo (O mesmo óleo do equipamento) na parte de baixo do cilindro, para fazer um pré filtro e retirar parte da umidade e partículas sólidas.

Quando a pressão do equipamento aumenta, o ar sai pelo reservatório, reduzindo a pressão internas.

Quando o  pressão cai, o ar úmido é sugado para dentro do equipamento e secado pela sílica. Por isso chamados respirador.

A sílica indicada para isso é do tipo AZUL/ROSA. Quando é instalada e nova está AZUL, quando está no fim da vida útil, se torna ROSA.

A sua troca é importante que seja, logo no início do aparecimento dos primeiros grãos ROSA. Cerca de 90 dias. Para que o equipamento não absorva umidade e comprometa a sua vida útil.

A granulatura da sílica não teve ser muito alta (de 3 a 5 mm), pois permite a entrada de umidade e e reduz  a vida útil da do produto.

A sua troca  requer tempo ensolarado, sem chuva e umidade relativa do ar abaixo de 60%.

Geralmente, é retirada, com a tubulação fechada com plástico reforçado, direcionada a um local fechado para a execução da troca.

A sílica retirada, se não contaminada de óleo pode ser descartada no ambiente.

Pode também  ser reutilizada após a secagem em estufa, com temperatura não muito elevada. Não é aconselhável reutilizar por mais de três vezes. A troca pode ser feita por técnico especialista neste assunto e até com o equipamento energizado, após a avaliação dos riscos. Fornecemos e substituirmos a sílica gel para respirador de seu equipamento elétrico.Efetuamos a troca com equipamento ligado.

Patrocinador Oficial
  
michelonenergia.com.br
www.reginamichelon.com
https://michelonenergiaoficial.blogspot.com/

A Regina Michelon
Enviado por A Regina Michelon em 27/08/2019
Reeditado em 30/09/2023
Código do texto: T6730239
Classificação de conteúdo: seguro