Redes sociais vs civilização pós moderna

A Redes sociais presente no meio virtual têm ajudado a democratizar e humanizar o mundo real...discussões que dificilmente seriam feitas pessoalmente, no meio virtual se faz com maior liberdade. Essa liberdade alcançada pelo avanço da internet também tem trazido prejuízos e desrespeito...porém as vantagens são bem maiores que as desvantagens, dai o sucesso que tem atingido a comunicação virtual.

Agora é possível discutir e tomar decisões em grupos com pessoas de vários locais do globo. É a maior marca da globalização da cultura, pois aqui se compartilha modos de vida, sentimentos e negócios entre várias pessoas e instituições de diversos lugares, sem o empecilho da distância que os separa. É o contraponto a famosa Torre de Babel que ao ser destruída, destrói consigo as relações interpessoais, separando os povos em nações que não se conhecem, se estranham e guerreiam entre si. Elas perdem um local de reunião. Quem não entende, dificilmente consegui respeitar o outro, dai nasce os conflitos no passado e hora no presente, que diga se de passagem bem mais humanizados, pois tornamo-nos mais civilizados. Como fazer para superar as tensões? segundo Norbert Elias a possibilidade de sentir medo, exatamente como a de sentir alegria, constitui parte inalterável da natureza humana. Ele diz que " só quando as tensões forem dominadas é que poderemos esperar torná-nos mais civilizados" "até então poderão dizer, quando muito: o processo civilizador está em andamento".

No presente, muitas das regras de conduta e sentimentos implantados em nós como parte integral da consciência, do superego individual, são resquícios de aspirações ao poder e ao status de grupos tradicionais e não têm outra função que a de reforçar suas chances de obter poder e manter a superioridade de status. Elias,1993,p.273

Macaseixa
Enviado por Macaseixa em 26/01/2014
Código do texto: T4665636
Classificação de conteúdo: seguro