Salmos messiânicos

Os Salmos Messiânicos são um grupo de salmos na Bíblia que são interpretados como referências proféticas ao Messias, que é Jesus Cristo para os cristãos. Esses salmos descrevem várias características e eventos associados ao Messias, incluindo sua linhagem, sua vida, sua morte e ressurreição, seu reinado e julgamento final.

Entre os Salmos Messiânicos mais conhecidos estão o Salmo 22, que descreve a agonia do Messias na cruz, o Salmo 2, que fala do reinado universal do Messias, e o Salmo 110, que descreve o Messias como um sacerdote eterno.

Esses salmos são considerados pelos cristãos como cumprimentos proféticos da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, e são frequentemente citados no Novo Testamento como prova da divindade e messianidade de Jesus.

Salmo 22: Este salmo é um dos mais claros exemplos de um salmo messiânico. Ele começa com as palavras "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?", que foram proferidas por Jesus enquanto estava na cruz. O salmo descreve a agonia do Messias, incluindo a sua humilhação, escárnio, e a sua morte. No entanto, também fala da vitória do Messias e da sua ressurreição, quando afirma: "Pois ele não desprezou nem repudiou a aflição do aflito; não escondeu dele o seu rosto, mas ouviu o seu clamor por socorro" (versículo 24).

Salmo 2: Este salmo fala do reinado universal do Messias e descreve como Deus estabelecerá o seu filho como rei sobre todas as nações. O salmo afirma que os reis da terra se levantarão contra o Messias, mas Deus os derrotará e dará a ele a vitória. O salmo termina com uma advertência aos governantes da terra, para que sirvam ao Senhor com temor e se alegrem com tremor.

Salmo 110: Este salmo é citado com frequência no Novo Testamento, e é considerado um dos mais importantes salmos messiânicos. Ele descreve o Messias como um sacerdote eterno, que está sentado à direita de Deus e que irá governar sobre as nações. O salmo afirma que o Messias esmagará os seus inimigos e julgará as nações.

Waldryano
Enviado por Waldryano em 23/03/2023
Reeditado em 23/03/2023
Código do texto: T7746851
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.