Olá leitores do Recanto das letras. Hoje vou contar para vocês a minha impressão de leitura da obra Metamorfose de Franz Kafka. Confesso que não conhecia este livro tirei um tempo  e acabei de lê-lo no meu Kindle.
Fiquei um tanto quanto impactado com a obra.
É um livro curto, classificado como uma novela.

De modo resumido; a história é assim:

Um jovem acorda transformado em um grande inseto.

Logo todo o transtorno acontece na vida deste rapaz.

Ele Gregório, na incumbência de manter a vida, exatamente como era, fica preocupado com a sua situação.

Afinal, ele não poderá ir trabalhar.

O rapaz metamorfoseado é o mantenedor da sua casa. Logo, a transformação em um inseto acaba por criar um transtorno em todas as partes.

Ele, precisa ir manter a sua história do modo que é correto para o protagonista viver. Trabalhar e manter a casa.

A família que necessitava do bom moço, para manter a sua pacata e dependente vida.

Por mais bizarra a situação, o livro levou verossívelmente o caso, e isto causa um estranhamento no leitor, que por vezes, sente-se estagnado com o protagonista.

A família acostumando-se com a situação, vai transformando o coitado de Gregório em um bicho, escondendo-o e o desnutrindo-o gradualmente.

Gregório fica em um estado de contentar-se. E isto é o real grito que faço ao ler o livro.

— Como assim?

A família vai seguindo a vida, aluga um quarto para inquilinos, e tenta de todos os modos calar a boca do 'estorvo' que gradualmente vai morrendo, pelo fato de ser o que é.

Para quem lê o livro, vê sim uma real metamorfose de um moço esforçado em um animal.

No meu caso como leitor, senti muitos estranhamentos. O que mais me causou repulsa foi, a maneira com a qual o Gregório aceitou a situação. Submissão e abandono.

A ler as resenhas da “internet” fui condicionado a pensar em colocar o Gregório num estágio terminal de doença.(uma metáfora)

Quando não podemos salvar a pessoa e ela torna-se  'algo indesejado' para seus entes?

Também senti deste modo. O acomodamento que por vezes fazemos de nós mesmos.
Meu sonho é impossível? Logo abandono e mato-o. Ou, ninguém se importa com meus sonhos, meus apreços e sentimentos?

Deste modo senti a grande sacada do livro, e por este retrospecto, entendo, ser sim uma obra literária. Afinal, tais aspectos nos permeiam ainda hoje.

Para deixar um pouco interessante a leitura é bom observar o contexto do escritor, qual seria as motivações dele ao escrever.

 
Mundo sombrio? 1912? A época ambientada no livro? Também é interessante entender como era os anseios de quem vivenciava uma guerra de perto

Ao ler as resenhas da “internet” diziam assim:
— Senta esta bunda na cadeira e leia Metamorfose é importante.
Agora lido entendo. Estou impactado. 
Waldryano
Enviado por Waldryano em 11/12/2019
Reeditado em 11/12/2019
Código do texto: T6816047
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.