Análise do Documentário "Pro dia nascer feliz " ( PAS UnB - )
É um documentário brasileiro de 2005. Sendo o segundo longa-metragem do diretor João Jardim.
O documentário trata sobre os impasses enfrentados cotidianamente pelos estudantes, alunos e professores em oito instituições de diferentes lugares do país(Escola Maria Alzira de Oliveira Jorge, Manari, Pernambuco;Escola Coronel Manoel de Souza Neto, Manari, Pernambuco;Escola Antonio Guilherme Dias de Lima, Inajá, Pernambuco;Colégio Estadual Guadalajara, Duque de Caxias, Rio de Janeiro;Colégio Santo Inácio, Duque de Caxias, Rio de Janeiro;Escola Estadual Levi Carneiro, São Paulo, São Paulo;Escola Estadual Parque Piratininga II, Itaquaquecetuba, São Paulo e uma particular , o Colégio Santa Cruz de São Paulo.)
Problemas como a falta de água, merenda pouco agradável, arquitetura pouco atrativa, ausência de reformas básicas como pintura de paredes e quadros negros, são algumas abordagens do vídeo.
Somado a isso, o transporte dos alunos precário, a ausência dos professores, os alunos desmotivados, desinteressados, indisciplinados e com baixo rendimento são também tematizados na obra.
E, para completar o quadro, os alunos que cumprem medidas socioeducativas demonstram durante as entrevistas, o quanto a educação tem sido falha em diversos aspectos.
Nos arredores, o tráfico de drogas e a pobreza são também fatores que interferem na rotina de algumas dessas escolas.
Por outro lado, o vídeo mostra também o quanto a escola pode ser mais receptiva e agradável quando se investe em projetos e espaços convidativos como a escola de Itaquaquecetuba.
A escola particular Santa Cruz não foge aos aspectos negativos verificados das outras escolas públicas. Apesar das instalações bacanas, projetos e ofertas diferenciadas, convive com dramas comuns às escolas publicas como o desinteresse dos estudantes.Há também a cobrança dos pais junto aos filhos que parece sobrecarregá-los de maneira negativa.
Para discutir em sala:
1.O que acontece no documentário e que é comum nas escolas públicas de vários cantos do país?
2.Os problemas verificados no documentário teriam relação com a cultura do povo brasileiro?
3.Como vencer esses problemas?
5.Como melhorar a rotina escolar?
6.De que forma as políticas voltadas para a educação tem ajudado ou atrapalhado a escola neste ano?