Análise do Documentário "Pro dia nascer feliz " ( PAS UnB - )

É um documentário brasileiro de 2005. Sendo o segundo longa-metragem do diretor João Jardim.

O documentário trata sobre os impasses enfrentados cotidianamente pelos estudantes, alunos e professores em oito instituições de diferentes lugares do país(Escola Maria Alzira de Oliveira Jorge, Manari, Pernambuco;Escola Coronel Manoel de Souza Neto, Manari, Pernambuco;Escola Antonio Guilherme Dias de Lima, Inajá, Pernambuco;Colégio Estadual Guadalajara, Duque de Caxias, Rio de Janeiro;Colégio Santo Inácio, Duque de Caxias, Rio de Janeiro;Escola Estadual Levi Carneiro, São Paulo, São Paulo;Escola Estadual Parque Piratininga II, Itaquaquecetuba, São Paulo e uma particular , o Colégio Santa Cruz de São Paulo.)

Problemas como a falta de água, merenda pouco agradável, arquitetura pouco atrativa, ausência de reformas básicas como pintura de paredes e quadros negros, são algumas abordagens do vídeo.

Somado a isso, o transporte dos alunos precário, a ausência dos professores, os alunos desmotivados, desinteressados, indisciplinados e com baixo rendimento são também tematizados na obra.

E, para completar o quadro, os alunos que cumprem medidas socioeducativas demonstram durante as entrevistas, o quanto a educação tem sido falha em diversos aspectos.

Nos arredores, o tráfico de drogas e a pobreza são também fatores que interferem na rotina de algumas dessas escolas.

Por outro lado, o vídeo mostra também o quanto a escola pode ser mais receptiva e agradável quando se investe em projetos e espaços convidativos como a escola de Itaquaquecetuba.

A escola particular Santa Cruz não foge aos aspectos negativos verificados das outras escolas públicas. Apesar das instalações bacanas, projetos e ofertas diferenciadas, convive com dramas comuns às escolas publicas como o desinteresse dos estudantes.Há também a cobrança dos pais junto aos filhos que parece sobrecarregá-los de maneira negativa.

Para discutir em sala:

1.O que acontece no documentário e que é comum nas escolas públicas de vários cantos do país?

2.Os problemas verificados no documentário teriam relação com a cultura do povo brasileiro?

3.Como vencer esses problemas?

5.Como melhorar a rotina escolar?

6.De que forma as políticas voltadas para a educação tem ajudado ou atrapalhado a escola neste ano?

Marcela Cristiane
Enviado por Marcela Cristiane em 27/10/2017
Reeditado em 19/10/2021
Código do texto: T6155093
Classificação de conteúdo: seguro