Tragicidade

Tragédia inesperada.
O drama aconteceu.
Qual a solução?
Acontecimento funesto.
Desgraça ocorrida.
Como resolver?
Insucesso alcançado.
Adversidade sentida.
O quê fazer?
Infortúnio, infelicidade, catástrofe...
Porque bates, bates em nossa porta?
Será provação?...

--------------------------------------------------
By
http://www.laerciobeckhauser.com/
(Escrito em Florianópolis - 1970)

--------------------------------------------------------------------------------
Veja nos sites:
http://www.laerciobeckhauser.com/publicacoes.php

Web Site Oficial
http://www.laerciobeckhauser.com/

Textos no Recanto das Letras:
http://www.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=495356
....
Observação:
Poema publicado em agosto de 2007 em memória à  jovem Raquel (Beckhauser) Warmling
e aos outros companheiros do infortúnio do vôo 3054 da TAM

A aeronave era um Airbus A320, como este da foto acima.
A aeronave era um Airbus A320, como este da foto acima.
Aviões comerciais pousados em Congonhas dois dias após o acidente.
Aviões comerciais pousados em Congonhas dois dias após o acidente.

Vôo TAM 3054

Bombeiros entre os destroços da aeronave
Sumário
Data   17 de julho de 2007
Causa do acidente   Desconhecida (aguardando investigação)
Local   Aeroporto de Congonhas, São Paulo, Brasil
Latitude   23°37'11.37"S
Longitude   46°39'44.23"W
Mortos   199 [1]
Feridos   13[2]
Aeronave
Aeronave   Airbus A320
Empresa aérea   TAM
Prefixo   PR-MBK
Primeiro vôo   13 de fevereiro de 1998
Entrada na frota   1º de janeiro de 2007
Passageiros   181 (19 funcionários da TAM)
Tripulação   6
Sobreviventes   nenhum
Total   187
Fonte:

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bombeiros removendo corpo dos escombros do vôo TAM 3054
Bombeiros removendo corpo dos escombros do vôo TAM 3054
Trajetória da tentativa frustrada de pouso do vôo 3054
Trajetória da tentativa frustrada de pouso do vôo 3054
Local da tragédia antes do acidente.
Local da tragédia antes do acidente.

Operação de rescaldo no prédio da TAM Express.
Uma praça será construída no local do acidente pela prefeitura de São Paulo.
Uma praça será construída no local do acidente pela prefeitura de São Paulo.


O vôo TAM 3054 foi uma linha aérea de passageiros que ligava as cidades brasileiras de Porto Alegre (Aeroporto Salgado Filho) e São Paulo (Aeroporto de Congonhas). Tornou-se conhecido pelo vôo do dia 17 de julho de 2007, operado pela aeronave Airbus A320 da companhia brasileira TAM Linhas Aéreas, que chocou-se contra um prédio da empresa TAM Express situado nas proximidades da cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas, do lado oposto da avenida Washington Luís.

No avião acidentado estavam a bordo 187 pessoas: 181 passageiros, 19 dos quais eram funcionários da TAM, e seis membros da tripulação. Todas as pessoas a bordo da aeronave morreram na colisão, e, incluindo as pessoas que não estavam a bordo, o número total de vítimas fatais do acidente foi 199.

Suas causas ainda estão sendo investigadas.

O acidente trouxe grandes consequências para a aviação do Brasil, agravando ainda mais a crise no setor aéreo do país. Medidas tomadas pelo governo federal fizeram com que o Aeroporto de Congonhas deixasse de ser o mais movimentado do país e passasse a operar somente como terminal direto de vôos, deixando de realizar a distribuição destes.

O último vôo TAM 3054 foi o pior acidente aéreo da história da América Latina e o pior acidente envolvendo um Airbus A320 em todo o mundo.

Dados da caixa preta

É apresentado abaixo os diálogos gravados pelo equipamento de gravação de vôo. O início da transcrição se deu às 18h18. O capitão falou com os passageiros e, em seguida, ouviu-se um barulho, como o ruído de um assovio. Logo depois, o barulho da abertura de uma porta e a entrada de um comissário são registrados. O homem diz que está tudo ok e pergunta onde aconteceria o pouso.

  • Cabine: "Checando condições da pista".
  • Torre: "Está molhada e ainda escorregadia. Autorizado para pousar".
  • Cabine: "o pouso está liberado? Pouso verde, som manual".
  • Torre: "Liberado".

Som do avião tocando o solo, o co-piloto lembra: —Reverso número um apenas.

Três segundos depois o aviso:

Spoilers nada.

—Ai, diz o piloto.

—Olha isso!!

O co-piloto fala:

—Desacelera, desacerela.

Seis segundos depois vem a resposta:

—Não dá, não dá.

—Ai meu Deus, ai meu Deus.

O co-piloto pede:

—Vai, vai, vai, vira, vira.

Beckhauser
Enviado por Beckhauser em 07/08/2007
Reeditado em 07/08/2007
Código do texto: T596230
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.