Rádio comunitária

Rádio Comunitária

A rádio comunitária é uma rádio do povo, sem fins lucrativos, onde todos da comunidade são donos da rádio. Nas emissoras comunitárias o que se faz é uma comunicação verdadeira, uma comunicação com qualidade. Este tipo de emissora de rádio retrata o dia-a dia das pessoas, suas necessidades, sua cultura, experiências e pensamentos. Nela se faz a comunicação da comunidade com a comunidade, com assuntos que interessam aos comunitários.

Vamos ver o que diz a legislação vigente:

“A Rádio comunitária visa dar oportunidade à difusão de idéias, elementos da cultura, tradições e hábitos da comunidade; oferecer mecanismos à formação e integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social; prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços da defesa civil sempre que necessário; contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas, de conformidade com a legislação profissional vigente; permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito de expressão e da cidadania”.

O que é noticia na comunidade?

O enfoque das matérias comunitárias tem que ser dado buscando o desenvolvimento da comunidade, exemplos:

Uma notícia sobre o acordo de pesca de um certo grupo de pescadores da comunidade, deve constar que este grupo pesca com responsabilidade. É preciso falar para as pessoas que cuidando do peixe ele nunca vai faltar.

A comunidade está passando por uma epidemia de dengue.

Ofertas de emprego na região e dê os nomes de quem procura emprego.

A comunidade é sempre notícia, tudo o que interessa a comunidade divulgar é noticia: Eventos, promoções, acontecimentos e tudo aquilo que possa contribuir com o crescimento da região. Em cada rua está acontecendo alguma coisa. Devemos mostrar o que está acontecendo, alertando sobre os problemas e propondo soluções dadas pelo povo. É importante questionar as autoridades sobre os problemas locais ou nacionais, promovendo debates entre elas e a comunidade.

A função da Rádio Comunitária

A função da Rádio Comunitária e integrar a comunidade, diminuindo a diferença entre as pessoas, realizando um trabalho de equipe com elas. A Rádio Comunitária só funciona se a comunidade estiver junto com a rádio. A Rádio Comunitária, como o próprio nome diz, é da comunidade. Seus funcionários são pessoas da comunidade, que fazem um curso dentro da própria rádio para depois assumirem suas respectivas funções na emissora.

Este é o bom da Rádio Comunitária, ela não só interte os moradores da localidade onde esta instalada, que no meu caso é no município de São Gonçalo, mas também dá formação profissional para essas pessoas, experiência de trabalho e etc.

A comunidade é uma grande equipe que forma a Rádio Comunitária. Uma das funções da emissora é ajudar pessoas, divulgando os nomes de quem necessita de emprego, de quem necessita de doação, (comida, roupas...) e divulgando as instituições de caridade, o que elas precisam, como as pessoas podem ajudar essas entidades e etc. A rádio não faz só isso, ela também promove meios de ajudar essas carências da comunidade. É feito o possível para ajudar, fazendo almoços onde a entrada é um quilo de alimento não perecível, festas com artistas da localidade onde a entrada custa uma taxa simbólica, como por exemplo R$ 1,00 ou R$ 2,00. Tudo o que é arrecado é destinado para as pessoas da comunidade que necessitam de ajuda, para entidades carentes, enfim, é feito um trabalho realmente social onde todos ajudam. Nesses almoços como disse acima, pessoas da comunidade ajudam a preparar o almoço, vendem os convites. Cada um faz sua parte, ocorrendo assim um belíssimo trabalho em equipe.

Tudo que possa ser feito para ajudar os necessitados, promover a cultura local, a ética, o respeito, tem espaço garantido na Rádio Comunitária.

David José S Oliveira
Enviado por David José S Oliveira em 29/03/2008
Reeditado em 22/03/2012
Código do texto: T922208
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.