ACORDOS PSÍQUICOS APRISIONAM VOCÊ"

Você está constantemente fazendo acordos psíquicos, ou contratos, com as pessoas. Alguns correspondem a acordos conscientes, como marcar data de um almoço especial ou dizer a um familiar que você lavará a roupa se ele fizer o jantar. Quando a atividade é concluída, o contrato se desfaz e não sobra nenhum gancho.

Mas há os contratos inconscientes: você pode ter um amigo que tem uma forte tendência de culpar os outros. Você, por outro lado, pode ter medo de discordar das pessoas por medo de deixá-las bravas com você e perder a amizade.

Então você e este amigo criam um acordo inconsciente: você sempre estará do lado dele contra os outros, e seu amigo nunca ficará com raiva de você.

Esse tipo de contrato é de co-dependência. Você ajuda esse amigo a permanecer culpando outros e negativo, e ele o ajuda a ficar com medo da rejeição. Você assume o medo para provar que não se magoará novamente, como outras pessoas já fizeram no passado.

Nenhum de vocês tem plena liberdade para crescer e evoluir nessas áreas da vida.

Portanto, quando você descobrir, ou mesmo suspeitar, que pode ter contratos prejudiciais com outras pessoas, é importante cancelá-los.

Por exemplo, depois de encerrar relacionamentos, alguns parecem não conseguir abrir caminho para novos relacionamentos em suas vidas. Alguns contratos antigos não permitem que você mude de ideia, perdoe ou faça o que for necessário para seguir em frente.

Exemplo:

"Se você mudar, voltarei com você" ou

"Vou esperar para sempre por você" ou

"Nunca me permitirei outro relacionamento porque eu o abandonei e magoei você."

Um fato é que se você tende a assumir as emoções e os problemas de outras pessoas, provavelmente fez isso por um ou ambos os pais quando era muito jovem. A maioria das famílias tem pelo menos um membro que atua como lixeira emocional.

Alguns exemplos:

1. Você assume o medo de sua mãe para que ela seja mais capaz de atender às suas necessidades físicas. A mãe pode drenar sua força vital a qualquer momento que ela quiser, porque ela lhe deu a vida, portanto, você deve isso a ela. E cumpre o compromisso dedicando a sua vida toda.

2. Como filho mais velho, você cuida das necessidades físicas e emocionais dos filhos mais novos e coloca as suas em último lugar.

3. Você absorve toda a raiva entre seus pais para que eles não se machuquem ou a você, e nunca se dá permissão para expressar a sua.

4. Os membros da família nunca reconhecem o problema de bebida, violência, mau humor, falta de dinheiro dos pais ou qualquer outra coisa que possa causar vergonha na família. Você absorve e silencia.

5. Como seus pais pararam de relacionar-se emocional e amorosamente, você se torna um parceiro (a) substituto, absorvendo as emoções, de um, ou de outro, sempre que for necessário. Ou escolhe sempre um mesmo lado.

6.Você se sente culpado por ser um fardo para os pais, então se oferece para assumir as emoções e a dor deles e dar-lhes sua energia.

7. Em seu trabalho, você nunca discorda do chefe, porque assim ele não o despedirá.

Esta lista destina-se a despertar você para a natureza dos acordos psíquicos que encorajam a repressão emocional, a co-dependência e a negação.

Existem também contratos sociais e planetários.

Sociais

1. “Nós, que vivemos no lado leste da cidade, não nos associamos com outros com a vida vulgar do lado norte, e concordamos que os residentes do lado oeste são esnobes.

"A miséria adora companhia" é outra maneira de dizer isso.

2. “Só nos associaremos com membros de nossa igreja porque somos as únicas pessoas boas na cidade.”

Planetários:

1. “Concordo que todos no planeta devem responder a um governo organizado. Se esse governo tem entidades sombrias executando sua liderança, devemos nos submeter a eles também.”

2. “Não há seres vivos além da Terra.”

3. “As mulheres serão submetidas à opressão porque conforme a lenda de "Adão e Eva" elas trouxeram as trevas ao planeta.”

Há muitos, muitos mais. Se reconheceu algum deles que você pratica ou praticou, você pode cancelar o acordo usando o seguinte processo.

Psicoterapeuta e Terapeuta Multidimensional Marcia
Enviado por Psicoterapeuta e Terapeuta Multidimensional Marcia em 21/03/2025
Código do texto: T8290811
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.