OS DEZ FUNDAMENTOS DA FUNDAÇÃO MARCOS BARBOSA

1. Oferecer apoio à propagação dos conhecimentos restritos aos meios acadêmicos e aos laboratórios de experimentação direta, virtual ou computacional, visando popularizar as artes, as ciências e a filosofia como ferramenta social de educação e civilização humana;

2. produzir, editar e publicar periódicos como boletins, jornais e revistas, como também livros ou programas de rádio e tv em meios próprios ou contratados, que possam contribuir com o enriquecimento cultural e científico da humanidade;

3. despertar a consciência para a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e da biodiversidade, ensinando também práticas agrícolas para um desenvolvimento sustentável;

4. conscientizar a sociedade, onde quer que funde um Diretório, sobre a importância do respeito à diversidade cultural dos povos, defesa e conservação do patrimônio histórico, cultural e artístico;

5. despertar o interesse por métodos alternativos de aprendizagem e expansão da consciência, aproximando as instituições de ensino, educação, pesquisa e extensão;

6. estimular promoção de atitudes voluntárias, principalmente na juventude, voltadas para o interesse social, subordinando-se aos interesses superiores da pátria;

7. estimular a criação de sistemas experimentais de novos modelos sócio-produtivos e de sistemas alternativos de geração de renda, emprego e crédito, de produção, construção, comércio e indústria que não visem apenas o lucro financeiro, usando para isto cursos e recursos multimídia de comunicação de massa ou teatro, palestras, etc.;

8. orientar, divulgar e esclarecer aos cidadãos sobre os direitos estabelecidos, lutando pela construção de novos direitos, promovendo a ética, a paz, a cidadania,os direitos humanos, a liberdade, a honestidade no trato da coisa pública e outros valores universais;

9. Prestar serviços de assessoria técnica a órgãos públicos, ou a seus candidatos e servidores, sendo vedada a discriminação ideológica por parte dos afiliados ou parceiros, quando indicados para executar trabalhos em prol da comunidade.

10. Socorrer a pessoas físicas ou jurídicas menos favorecidas, com recursos financeiros, ou doação de bens e serviços, propugnando para que a assistência social resulte em trabalho efetivo de inclusão social.

PASSANDO O CHAPÉU:

Agência 01616

Banco 232 - Bradesco

Conta corrente 0674315-3

Favorecido: Marcos Aurélio Barbosa da Silveira

Agradecemos todas a contribuições depositadas no "chapéu" que foi substituido pela conta bancária acima.

ANTIGAMENTE HAVIA UM MÉTODO SIMPLES DE FINANCIAMENTO POPULAR DA ARTE, PASSANDO O CHAPÉU. ARTISTAS, POETAS E ATÉ ALGUNS ESCRITORES, APÓS A APRESENTAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA OU ARTÍSTICA PASSAVAM O CHAPÉU PARA OS OUVINTES, QUE OFERTAVAM A SUA CONTRIBUIÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA E ATÉ EM FESTAS PARTICULARES.

OS TEMPOS MUDARAM E OS COSTUMES SÃO OUTROS... ENTÃO ESTAMOS TENTANDO ARRECADAR A CONSTRIBUIÇÃO DOS LEITORES QUE GOSTAM DE NOSSOS TEXTOS PARA POSSIBILITAR A PUBLICAÇÃO DE NOSSOS LIVROS NA VERSÃO IMPRESSA.

SABE-SE QUE LIVRO NÃO DÁ LUCRO PARA ESCRITOR INICIANTE, MAS MESMO ASSIM O NOSSO SONHO DE CRIAR UMA FUNDAÇÃO E DEIXAR UM PEQUENO LEGADO CULTURAL PARA AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO ACABOU. UM PROJETO QUE PRETENDEMOS FINANCIAR É A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE UM JORNAL DE CONTEÚDO EDUCATIVO/ CULTURAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS.

AJUDE A PATROCINAR NOSSOS LIVROS IMPRESSOS

O escritor e jornalista Marcos Barbosa vai a publicar outros livros no formato tradicional, versão impressa e continuar a coleção UNI-VERSO E PROSA DE MARCOS BARBOSA.

Com quase trinta mil leitores no Recanto das Letras, criou coragem e lançou a campanha PASSANDO O CHAPÉU.

Os três livros de bolso, foram vendidos inicialmente nas bancas centrais de Brasília e em algumas bancas de revistas das capitais do país, a R$ 5,00 apenas, para atingir também aos trabalhadores de baixa renda.

Os contos publicados pela editora Ícone de Brasília são: A MORTE DO SOL E O BURACO NEGRO; O Herói de "Mensagem a Garcia" e um livreto de poesias SAGA DA HUMANIDADE, todos já lidos por muitos "freqüentadores" do RECANTO DAS LETRAS.

O objetivo é desenvolver uma estratégia de marketing para escapar da alta roda dos intelectuais e atingir aqueles que mais precisam de leitura, o homem comum, do povo.