Escrita terapêutica, o que é?

Escrita terapêutica é a prática da escrita como ferramenta de autoconhecimento. É quando você escreve para expressar seus sentimentos, organizar seus pensamentos, perceber suas sensações e sintonizar com a sua intuição. Pode escrever seu passado, presente ou futuro… Dores ou alegrias.

Nessa escrita, não há preocupação com certo ou errado, bonito ou feio. Você está escrevendo de você para você. Para se expressar, se compreender, se organizar, planejar, imaginar, criar, experimentar, aliviar, ressignificar e dar novos sentidos para a sua vida, seu momento, sua história.

Essa escrita é espontânea, reflexiva, e nos abre para novas ideias e possibilidades. A escrita terapêutica estimula nossa criatividade e resiliência. Para praticá-la, não precisa ser escritor, nem ter experiência com a escrita. Você simplesmente precisa estar aberto e ser capaz de se expressar através das palavras escritas.

O objetivo da escrita terapêutica é a auto expressão, o autoconhecimento. Essa escrita livre e profunda, leve e visceral, traz alívio, conforta, renova. Nem sempre é fácil falar sobre nossos infinitos e talvez tenham coisas que só saiam de nós por escrito. A escrita terapêutica é essa válvula de escape que nos reequilibra e amplia a nossa consciência.

Pratico essa escrita desde a minha infância, quando, ainda, mal sabia escrever, o papel e o lápis já eram e sempre foram meus confidentes.

Sigamos!

lúcia ramalho e @cadernodagabi
Enviado por lúcia ramalho em 05/02/2021
Código do texto: T7177367
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.