UMA EXCELENTE ALTERNATIVA GRATUITA AO WORD DA MICROSOFT

.

Se você adquiriu recentemente um novo PC com o sistema operacional Windows, provavelmente estará incluída uma versão de teste do popular pacote de software Microsoft Office. Este pacote integra uma série de programas úteis para o trabalho, incluindo softwares usados com frequência, como Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint que permitem, respectivamente, de editar textos, criar planilhas e gerar apresentações através da criação de slides.

Infelizmente o pacote de software Microsoft Office, uma vez que a versão de teste expirou, exige a compra de uma versão paga com preços bastante elevados. Por exemplo, na Europa, o Word sozinho custa em torno de 130 euros. Muitos tentam resolver o problema baixando programas piratas, mas isso acarreta uma série de inconvenientes:

- antes de tudo é uma ação ilegal que, potencialmente, pode ter consequências indesejadas;

- quando se baixa um aplicativo pirateado não é improvável que, dentro de seu software, existam malwares aptos a captar senhas ou usar o seu PC como servidor para operações fora da legalidade;

- enquanto os programas originas recebem frequentes atualizações pelo produtor, no nosso caso a Microsoft, os pirateados não as recebem; o perigo de não receber as atualizações é que os hackers utilizam justamente as falhas nos programas para criar vírus e malwares que podem infectar o seu computador.

Então, por que arriscar? Afinal, se você não deseja pagar para usar essas ferramentas projetadas principalmente para trabalhar, pode recorrer a alguns dos melhores programas de escritório gratuitos. Existem vários deles, mas o que vou apresentar hoje é o LibreOffice. Trata-se de uma das melhores alternativas para o pacote de software Microsoft Office disponível tanto para pessoas físicas como para empresas.

O seu ponto forte é, sem dúvida, sua total compatibilidade com arquivos do Microsoft Office, sem contar que as instruções são praticamente as mesmas e, portanto, se já estiver familiarizado com o Word, não vai encontrar dificuldade alguma para usar o LivreOffice.

O LibreOffice é uma potente suíte de escritório; sua interface limpa e suas poderosas ferramentas libertam a criatividade e melhoram a produtividade. É um software livre e de código aberto que incorpora várias aplicações, tornando-a a mais avançada suíte de escritório do mercado. LivreOffice possui um processador de textos Writer, uma planilha Calc, um editor de apresentações Impress, uma aplicação de desenho e fluxogramas Draw, um banco de dados Base e um editor de equações Math. Portanto é até mais rico e completo que o Office da Microsoft.

Tudo o que se deve fazer é acessar ao site oficial

https://pt-br.libreoffice.org/

e baixar o programa clicando no botão “Baixar agora”. Na janela seguinte, você poderá escolher se deseja baixar a versão para Windows ou Mac, dependendo do sistema operacional do seu PC.

O LivreOffice salva automaticamente os textos em formato .ODT, mas o usuário pode optar para outros como .DOCX, HTML, Rich Text, etc. Inclusive, clicando na quarta ícone a partir da esquerda, o seu texto poderá ser salvo também em formato PDF.

Richard Foxe
Enviado por Richard Foxe em 27/10/2020
Código do texto: T7097263
Classificação de conteúdo: seguro