A Revolução Cubana

Tudo começou em 1952, quando Fulgêncio Batista chegou ao poder e estabeleceu uma DITADURA MILITAR em Cuba, em tudo apoiado pelos EUA, que transformaram aquela bela ilha num gigantesco bordel, que recebia milionários iates norte-americanos, em troca do doce “sumo” da cana, que... adoçava a deliciosa maior fábrica de Coca Cola do mundo, sim: home sweet home

Os primórdios da Revolução tiveram, por direcionamento a libertação das amarras políticas e econômicas impostas por um Ditador (Fulgêncio), amparado pelo mentor imperialista-EUA.

-HOJE É UM BELO DIA PARA UMA REVOLUÇÃO

Libertar, não o mundo, mas a mim mesmo.

Livrar-me de preconceitos, de temores e de falsos pudores.

Gozar o nascer do Sol e o cair da noite junto daqueles que amo.

Agradecer ao Grande Arquiteto a oportunidade que ele me dá de poder ver meus filhos e netos brincando no parque.

Caminhar a esmo, na direção da minha vontade.

Ousar ser feliz.

Sim, com certeza, hoje é um belo dia para uma revolução.

Obedecendo aos versos, emocionalmente apaixonados, Fidel Castro e “Che” Guerava (argentino), chegaram ao poder, em 1959, acabando com o analfabetismo no país; preocupando-se com a saúde pública, saneamento básico, e transformando a ilha no maior centro dermatológico, talvez do mundo todo.

No início da década de 60, os EUA tentaram um golpe anticastrista, que fracassou, e romperam, definitivamente (ou quase), os laços entre os cubanos e os intervencionistas; e foi quando Cuba se alinhou à então União Soviética.

Países subjugados por grandes potências imperialistas, e capitalistas, vivem hoje, também, na miséria e na fome, não me parece que s grandes potências estejam preocupadas com a fome alheia. O propósito não é discutir, ou fazer acareações de sistemas políticos, todos os sistemas são egoístas; aqui estou trazendo de volta o objetivo primeiro da Revolução Cubana, que não foi a implantação de um regime socialista, mas sim a derrubada de intervenções esmagadoras, de mãos asfixiantes, de defender o desejo de, como qualquer outro povo, ser um povo LIVRE

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 18/11/2018
Código do texto: T6505396
Classificação de conteúdo: seguro