"Os alemães e seus canhões"

O mundo estava em festa, 1918, chegava ao fim a Primeira Guerra Mundial, França, Versalhes, e lá se reuniram Os Três Mosqueteiros: EUA – França e Inglaterra, para cantar a vitória e jogar a responsabilidade, dos 13 milhões de mortos, sobre as costas de alguém.

A Alemanha e seus canhões foram os premiados, teriam sido eles, segundo o TRATADO DE VERSALHES, os responsáveis pelos conflitos, pelas mortes, pelas viúvas, pelos órfãos e por toda a destruição decorrente do Grande Conflito.

Para os vitoriosos os lauréis, a fama, a glória e o trono, para a Alemanha: a indenização, a vergonha, a perda de seus canhões, e a devolução de tudo que havia conquistado, inclusive das fronteiras militarizadas.

O tratado de Versalhes gerou o ódio, fomentou a sede de vingança, e a aproximação da Alemanha, Japão, e mais tarde a Itália, e desse affaire a três nasceram OS REGIMES TOTALITÁRIOS – O FASCISMO E O NAZISMO, que viam no Homem o Soldado, no Soldado a Guerra, e na Guerra a morte.

Os canhões alemães, que foram calados com o Tratado de Versalhes, voltaram a rugir, agora não mais sozinhos, traziam na garupa parceiros fortes e armados, decididos a desobedecerem em todos os itens o famigerado Tratado, partindo para a retomada dos terrenos perdidos. Podemos até afirmar que a Primeira Guerra teve um segundo ato, podemos nem falar da Segunda Guerra, mas sim da continuação da Primeira.

Com Hitler no poder, desde 1933, a Alemanha revelava-se faminta para as conquistas, em direção ao leste europeu inicialmente; e o rumo tomado pelos alemães deixaram França e Inglaterra passivas, neutras e cegas a tudo que acontecia – POLÍTICA DO APAZIGUAMENTO, até que a cobiça alemã vazou a expectativa, e a levou a tomar a Áustria e a Tchecoslováquia –Anschluss (Anexação), antes mesmo do início de um novo conflito. Até que Hitler aproximou-se da Rússia para assinar o PACTO DE NÃO AGRESSÃO, quando dividiram entre si a Polônia; e em setembro de l939 os Alemães invadem a Polônia, fazendo com que França e Inglaterra deixassem a apatia e declarassem guerra à Alemanha.

A escalada alemã passou pela França, em 1940, pela Rússia, em 1941/42, quando em dezembro de 1941, o Japão ataca a base militar norte-americana, no Pacífico, Pearl Harbor, e a guerra se transforma num conflito mundial.

Napoleão Bonaparte já havia tentado invadir a Rússia em 1812, quando foi derrotado pelo frio e pela fome; em 1941 Hitler comete o mesmo erro estratégico e invade a Rússia, os russos adotando a técnica da TERRA ARRASADA recuam, colocando fogo nos mantimentos e deixando os invasores sem abrigo ou comida.

Foram necessários 63 milhões de vítimas, a destruição de vários países, e o frio russo, para fazer calar, em 1945, os estrondosos e contundentes canhões, que já não eram apenas alemães, como diria Chico Buarque: “e o mundo ensaiava o rock para as matinês”

Roberto Chaim
Enviado por Roberto Chaim em 07/11/2018
Reeditado em 07/11/2018
Código do texto: T6496561
Classificação de conteúdo: seguro