OFICINA DE PARÓDIA
OBJETIVOS
Conceituar e exemplificar paródia.
Compreender o conceito e a função da paródia no contexto de leitura e produção textual.
Ler textos de diferentes gêneros.
Reescrever os textos, utilizando o recurso da paródia.
METODOLOGIA
Escrever o termo paródia na lousa e pedir que a turma a defina;
Solicitar que voluntários leiam os conceitos criados;
Apresentar uma imagem que foi parodiada, após isso, comparar os conceitos ele borados pela turma e as imagens;
Distribuir cópias de letras de canções, de poemas, de pinturas e de esculturas para leitura em equipes;
Solicitar que cada equipe escolha um tema da atualidade e crie uma paródia;
Expor os trabalhos em um mural na sala de aula ou pátio;
Solicitar que as equipes apresentem seus trabalhos, explicando a escolha dos textos e dos termos empregados.
RECURSOS
Cópias de textos, tinta guache, pincel, canetinha, lápis de cor e cera, borracha, papel ofício, cola, EVA, fita gomada, revistas e jornais.
Duração: 6 aulas.
Atividade interdisciplinar: Língua Portuguesa, Arte, Inglês, História, Ciências, Matemática e Geografia