O jornal em sala de aula
processo de leitura e de escrita deve se dar de forma contextualizada, conforme orientam os PCNs. Estamos utilizando o jornal em sala de aula como forma de levar os nossos estudantes a uma leitura e a uma escrita críticas.
Essas ações estão sendo desenvolvidas em uma escola onde 99% dos estudantes não tinham acesso à leitura de jornais, revistas e etc.
Primeira parte:
O/a estudante escolhe o assunto que lhe interessa no jornal, faz leitura silenciosa, depois apresenta um comentário oral para os colegas. Caso mais de um estudante tenha lido a mesma matéria, já aparece a forma de comentar diferente.
Nessa atividade, verifica-se como o/a estudante entende o que lê. Além disso, favorece o uso de uma linguagem mais formal.
Total de aulas: de 02 a 04 aulas
Segunda/ parte:
O/a professor/a dá o título de uma matéria e pede aos estudantes que redijam um parágrafo sobre o assunto abordado nessa matéria, depois solicita a leitura do parágrafo de cada estudante. Um estudante lê o texto do outro e corrigi os erros gráficos com uso de dicionário.
Total de aulas: de 02 a 04 aulas
Terceira atividade:
Leitura partilhada da matéria cujo título foi apresentado na terceira atividade;
Conceitos dos gêneros textuais jornalísticos;
Marcas linguísticas presentes nesses textos: pronomes, verbos, advérbios e conjunções, uso da pontuação e ortografia.
Total de aulas: de 02 a 04 aulas
Quarta parte:
Leitura de texto verbal e não verbal: O/a professor/a solicita que os alunos leiam as charges e façam um comentário por escrito também para ser apresentado à turma.
Leitura de temas da atualidade, desenho de charges em equipe e apresentação ao grupo.
Atividade com grau de dificuldade mediana.
Total de aulas: de 02 a 04 aulas
Quinta parte:
A turma será dividida em equipes e sairá a campo para montar um jornal sobre o bairro dela.
Total de aulas: de 06 a 10 aulas