Duas diárias de um Hotel 5 Estrelas

Caro leitor,

Não sou escritor, quiçá profissional da área, todavia me senti na obrigação de alertá-lo quanto às surpresas que os turistas poderão encontrar quando, e se, vierem à Bahia. Sou baiano e tive a oportunidade ímpar de conhecer melhor meu estado. Planejei e organizei uma viagem de família no maravilhoso hotel 5 (cinco) estrelas Sauípe Club em Costa do Sauípe . Fiz um reserva através da internet e informei que estava levando o meu filho de 10 (dez) meses. Nessa reserva, feita com mais de 15 (quinze) dias de antecedência, solicitei um berço no quarto que ficaríamos eu, minha esposa e nosso bebê.

Como todos sabem, esperar é uma coisa que as crianças gostam bastante. Assim sendo, o nosso check-in foi ótimo porque permitiu que meu filho de 10 (dez) meses se divertisse bastante nos braços da mãe esperando o lento transcorrer dos 45 minutos até a conclusão dos procedimentos. Finalmente nos dirigimos ao nosso quarto, onde esperamos mais 15 minutos para aumentar a satisfação da família. Dessa vez foi a chave (cartão magnético) que não abria a porta do quarto. Como trata-se de um hotel 5 (cinco) estrelas, o funcionário que nos conduzira ao local retornou para a recepção a fim de magnetizar os 2 (dois) cartões-chaves que havíamos recebido. Às 16:00h consegui entrar no maravilhoso quarto 1304 do Sauípe Clube.

As surpresas não cessaram, ao entrarmos no quarto 1304, percebi que não existia o berço que eu solicitara a mais de quinze dias. Mas isso não era problema, afinal todos podem se esquecer, inclusive um caro serviço de hotel 5 (cinco) estrelas. Então fiz a minha primeira ligação para solicitar serviços: era o número 7777. Após explanar a minha necessidade do berço, a gentil atendente me disse: “Senhor, estaremos solicitando imediatamente o berço”. Tive a certeza de que tinha feito uma boa escolha. Um hotel onde somos bem recebidos e bem atendidos é exatamente o que eu estava procurando. Apenas 1 (uma) hora e meia depois eu liguei novamente e uma atendente me respondeu: “Senhor, estaremos solicitando imediatamente o berço”. Eu agradeci mais uma vez, todavia confesso que fiquei um pouco preocupado por achar que se tratava de uma voz feminina mecânica, como se fosse um robô respondendo. Mas acho que era uma voz de uma mulher mesmo, inclusive de nome Jéssica como ela se apresentara no início da ligação. 1 (uma) hora depois, às 20:00h, que é a hora do meu filho de 10 (dez) meses dormir, eu telefonei novamente para o número 7777 para pedir pelo amor de Deus que trouxessem um berço ou me dessem qualquer resposta da inexistência do mesmo. Eu necessitava ao menos que alguém tivesse o mínimo de educação doméstica para me dar alguma informação sobre o berço. Dessa vez quem atendeu foi o Sr. Leandro e, denotando o excelente padrão das 5 (cinco) estrelas do hotel Sauípe Club, em somente 20 (vinte) minutos o berço entrou no quarto. É claro que nesse momento o meu bebê já havia dormido na cama de casal ao lado da minha esposa, tendo em vista que ele já estava cansado da brincadeira de esperar que ele havia participado junto conosco durante aquela tarde e início de noite em Sauípe.

Como toda a minha família estava cansada da diversão do dia, eu e minha esposa acompanhamos o nosso filho e fomos descansar. A família estava dormindo confortavelmente, quando abriram a porta do quarto. A sorte é que sou precavido e havia colocado a trava interna da porta. Assim não conseguiram entrar no quarto, mas quase acordaram meu bebê. Isso pode acontecer nos melhores hotéis: é claro. Então voltamos a dormir e cerca de 30 (trinta) minutos depois o telefone tocou no quarto e dessa vez conseguiu acordar meu filho. Fiquei extremamente chateado com minha esposa. Por quê ela havia posto o alarme pra tocar uma hora daquelas? Qual não foi a minha surpresa ao perceber que não se tratava de alarme. Era a recepção do hotel que estava ligando para saber quem estava no quarto 1304. Ou seja, passamos 45 minutos fazendo check-in e cerca de 22:30h o hotel não sabia que estávamos lá. Minha esposa cedeu novamente as mesmas informações que eu havia fornecido na ocasião do check-in e desligou o telefone. Eu sai para ninar meu filhote e fiquei perambulando pelo hotel por cerca de 1 (uma) hora e meia até ele dormir novamente. Esse foi o final da nossa primeira noite no hotel de 5 (cinco) estrelas na Bahia.

Na manhã do dia seguinte acordei cedo, afinal o meu filho é o responsável pela alvorada da família cerca das 6:00h. Tive alguma dificuldade para sair do quarto. Não foi por estar em um hotel 5 (cinco) Estrelas, num quarto confortável e acolhedor, mas sim porque meus pés estavam colando no chão. Deve ter sido o salitre que não foi limpo adequadamente pela equipe da limpeza. Como isso era apena um pequeno detalhe, me descolei do chão, calçando sapatos e saí com meu filho. Passeamos um pouco, tomamos café da manhã e ficamos um tempinho na piscina. Tudo dentro dos horários recomendados pelo pediatra. Após as 09:30h o sol castiga bastante os bebês, então encontramos um serviço excepcional fornecido pelo hotel: o berçário. O local é climatizado e tem muitas opções de brinquedinhos para estimular a criança. Como estávamos pagando R$1.116,00 por 2 (dois) dias no sistema ALL INCLUSIVE do hotel em Sauípe, pensei que esse serviço estivesse no pacote. Mas eu precisava pagar por fora para ter acesso a esse serviço. Por tratar-se de um ótimo serviço decidi gastar mais dinheiro para propiciar conforto, comodidade e segurança que meu filho precisava naquele momento. Enquanto minha esposa ficou no berçário com nosso filho, fui à recepção do hotel para fazer uma surpresa romântica marcando um jantar em um restaurante italiano. Todavia, descobri que apesar do sistema ALL INCLUSIVE, nós só teríamos direito a 1 (um) prato e 1 (uma) bebida não-alcoólica. Desisti da surpresa romântica porque somente algumas coisas estavam inclusas no pacote “tudo incluso” que eu havia pago. Fica registrada a proposta de mudança do sistema do hotel Sauípe Club de ALL INCLUSIVE para SOMETHING INCLUSIVE.

Deixamos nosso bebê no berçário e aproveitamos para almoçar. A atividade foi bem rápida porque o clima do restaurante é tão quente e acolhedor que minha esposa sentiu-se mal de tanto calor e abandonou a refeição. No momento em que saíamos do restaurante, observei a evolução do mundo. Uma criança de 9 (nove) anos de idade comentou com sua avó que a mesa do almoço estava suja, assim como a colher. É impressionante a capacidade de percepção detalhada das crianças de hoje em dia. Após o almoço percebi que foi realizada a faxina no meu quarto, todavia não foram repostos os itens do frigobar. Telefonei para o bendito número 7777 solicitando a reposição dos itens no frigobar, e recebi a resposta padrão: “Senhor, estaremos solicitando imediatamente.”. 1 (uma) hora depois eu telefonei novamente e pedi encarecidamente que os itens do frigobar fossem repostos. Em qualquer hotel de “beira de estrada” que tenha frigobar, a reposição dos itens ocorre todos os dias e no mesmo momento da faxina do quarto. Mas, nesse maravilhoso e caro hotel 5 (cinco) estrelas de Sauípe, a reposição não aconteceu e passei o resto da tarde sem água. Meu filho dormiu no horário de sempre, às 20:00h, e eu fui jantar com minha esposa.

Fui até o restaurante para perguntar o que eu deveria fazer para jantar com minha esposa no quarto, tendo em vista estarmos com um bebê de 10 (dez) meses e ele estar dormindo, o que inviabilizaria nossa ida juntos ao restaurante. Em mais uma das surpresas do hotel de 5 (cinco) estrelas em que me encontrava, fui informado que não existia serviço de quarto. Ou seja, me tornei garçom e servi o jantar do casal no quarto 1304 como pretendíamos. Fiz 4 (quatro) viagens conduzindo os 2 (dois) pratos principais e 1 (um) prato com as sobremesas, além das bebidas. Vale ressaltar a preocupação do hotel Sauípe Clube com a preparação física de seus hóspedes, pois a distância aproximada do restaurante para o meu quarto era de cerca de 400 metros. Precisei andar quase 2 (dois) quilômetros e meio para jantar no hotel 5 (cinco) estrelas da Bahia. Exausto, fui dormir por volta das 21:30h.

Como o sono dos bebês não atende aos nossos interesses, meu filho resolveu acordar 22:30h. Mas dessa vez não tinha água para fazer leite pra ele, afinal o luxuoso e maravilhoso hotel não fizera a reposição dos itens do frigobar. Assim, foi necessário me deslocar, com o meu filho no braço, até a recepção do hotel. Ao chegar solicitei que me entregassem apenas as águas minerais que deveriam ser repostas no frigobar para que eu pudesse fazer a mamadeira de meu filho. Pedi que a entrega me fosse feita ali mesmo na recepção, tendo em vista que devia existir algum obstáculo intransponível no caminho para o meu quarto, uma vez que eu já tinha solicitado essa reposição desde o início da tarde. Em menos de 5 (cinco) minutos fui atendido e sai rumo ao meu quarto carregando o meu bebê em um braço e 1 (um) saco com copos de água mineral no outro braço. 5 (cinco) minutos seria um atendimento bem rápido não fossem as horas anteriores de solicitações.

Após o surpreendente final de semana em Sauípe, resolvemos fazer o check-out 1 (uma) hora antes do horário previsto. Desistimos inclusive realizar a calorosa refeição do almoço no hotel, para podermos voltar para nossa vida normal, monótona e sem surpresas. Mas antes, minha esposa pediu para falar com alguém responsável para ouvir reclamações sobre o hotel. Veio ao nosso encontro a Sra. Susana, responsável pelas relações públicas do hotel, que ouviu as críticas e lamentou não ter como tomar nenhuma providência. Ela afirmou que anotaria tudo e remeteria as informações à diretoria do hotel.

Contudo tenho a certeza de que o Hotel 5 (cinco) estrelas Sauípe Club na Costa do Sauípe na Bahia pode proporcionar: tempos de espera acima do esperado em qualquer hotel do País, o desrespeito ao cliente por não responder às solicitações por telefone, um gasto extremamente caro para o baixo padrão de serviços apresentados, um pacote tudo incluso sendo que existem diversas coisas e serviços que não pertencem ao pacote, inexistência de serviço de quarto e outros. Por fim, vale ressaltar que, enquanto conversávamos no lobby do hotel, vimos e mostramos para a Sra. Susana as péssimas condições de higiene do local, tendo diversas e grandiosas teias de aranha ornamentando todo o restaurante. Portanto sugeri a Sra. Susana que proponha a mudança do sistema do hotel Sauípe Club de ALL INCLUSIVE para SOMETHING INCLUSIVE. Da mesma maneira a classificação das estrelas do hotel poderia deixar de ser 5 (cinco) e passar a constar como 3 (três) estrelas. Dessa forma os clientes não irão mais sentirem-se ludibriados. Boa viagem e divirtam-se em Sauípe.

Ion Castro
Enviado por Ion Castro em 19/04/2011
Código do texto: T2918522