AGENTE DE CINEMA

Acredito que esse formato nem caberia aqui, mas foi onde achei que se enauadrava mais. É uma proposta de trabalhar com jovens da área der risco social, principalmente, e creio que pode interessar a algumas pessoas dos segmentos envolvidos, ou adequá-lo a outras paraticipações. Quanto mais envolvidos, mais rápido é o processo!

Coloco-me à disposição para qualquer ajuda.

Visitem o blog

htt://opcaodecinemadaamazaonia.blogspot.com

abraços

Projeto

AGENTE DE CINEMA

¬¬

Artístico – Sócio – Cultural

APRESENTAÇÃO

Protagonismo e Empreendedorismo – Essas duas palavras formam a sintonia encontrada pelas novas frentes que provocam em cada cidadão a coerência com a melhoria da qualidade de vida de sua comunidade, através das ações de cada elemento que a constitui. Daí surgiu, entre outros, o agente de saúde, agentes comunitários, etc.

Enquanto isso, percebemos em várias capitais do Brasil que a efervescência, comum na juventude, essa que por muitas vezes é a catalisadora de todo o seu futuro, vem se desvirtuando para o antagonismo social, com a formação de gangs, tribos e outros grupos que tendem atuar contra as ações sociais. Pois, estes jovens, incautos e ousados ao mesmo tempo, acabam por ficar a mercê de serem assediados por convites explícitos à criminalidade, às drogas e à violência. Por falta de esperança acabam condenados à exclusão.

Macapá não se furta da mesma realidade, ainda que em proporções bem menores, o que se torna um fator considerável de aplicar Políticas Públicas que possam contribuir para criação de alternativas de inclusão social destes jovens e também de contribuição para o desenvolvimento do estado, empregando essa mão de obra.

O protagonismo juvenil proposto pelo projeto – com atuação dinâmica na comunidade – transformará estes jovens em Agentes de Cinema, com a capacidade transformar o que hoje os aflige e incomoda, através de levantamento, estudo e aplicação de suas mazelas em produções do audiovisual que em muito contribuirão na busca de soluções para o desenvolvimento dos bairros e consequentemente do Amapá, com a formação de um acervo pontual e atualizado de situações vividas por eles, dentro de sua ótica e, o que é melhor, protagonizada por eles.

Tais jovens que em pouco tempo virarão figuras populares, reconhecidas nas unidades de saúde, escolas, centros comunitários, centros profissionalizantes, secretarias municipais, ONGs, empresas privadas, na mídia local e até nacional e internacional, incitando o orgulho de seus pais e comunidades.

JUSTIFICATIVA

É inegável o resultado dos vários projetos sociais voltados para os jovens que tem trazido desfechos positivos não apenas para os integrantes, mas também para a família e para toda a comunidade, com reversão de indicadores sociais ligados ao uso de drogas e violência, melhorias no relacionamento familiar e escolar e participação social ativa, transformando-os de meros espectadores, ou ainda, de excluídos, em envolvidos no processo de busca da melhor qualidade de vida.

Todo cidadão, mesmo que jovem, sente-se mais confortável ao possuir autonomia e poder de decisão com responsabilidade e comprometimento.

Tais elementos, somados a auto–estima, atitude consciente, ainda que crítica, que os faça se perceberem agentes de transformação, induzirá a uma maior predisposição para a solidariedade.

Agente de Cinema dará aos jovens envolvidos uma degustação do Fazer Cinema, disseminando a eles uma porposta inovadora onde podem se transformar de vítimas e, no caso, personagens, a produtores, roteiristas e diretores, tornando-se, consequentemente, avaliadores e buscadores das soluções dos problemas apresentados.

A dinâmica do projeto Agentes de Cinema e a conseqüente produção de mini filmes (curtas metragens) que relatem os seus dia-a-dia e os problemas que os afligem e às suas comunidades, realizadas em todos os bairros da periferia de Macapá, nos trarão não apenas vários produtos do audiovisual realizados através do protagonismo juvenil, mas também nos darão um levantamento das realidades, onde será possível se avaliar as linhas de atuação das políticas públicas.

Tais produções além da avaliação de seus focos por parte dos coordenadores também serão apresentadas e inscritas nas várias mostras, festivais e outros eventos similares para divulgação e possíveis premiações aos envolvidos, enfatizando ainda mais o trabalho do Amapá.

OBJETIVOS

Geral

O projeto Agente de Cinema busca, não apenas transformar os jovens em conhecedores das técnicas básicas do audiovisual, mas, principalmente, aproveitar a sua vivencia junto aos outros jovens e demais cidadãos de determinada comunidade para descobrir quais as falhas do poder público e o que estas pessoas reivindicam para se crie reciprocidade entre poder público e as demandas, em busca de solucionar tais dificuldades, recebendo em troca total apoio para a produção de várias peças do audiovisual para apoio às pesquisas e crescimento deste segmento por consequência.

Específicos

 Oferecer aos jovens as ferramentas do audiovisual para seu engrandecimento pessoal, através da realização de peças deste segmento artístico;

 Iniciar um processo de pesquisa sobre as várias “tribos” de jovens, seus anseios e suas possíveis conquistas;

 Incitar as estes jovens uma pesquisa em suas comunidades sobre as necessidades básicas da mesma;

 Provocar nos jovens uma maior participação dentro de sua comunidade e sua valorização dentro das suas respectivas famílias;

 Fomentar a produção do audiovisual de resgate sócio-artístico-cultural integrado a descoberta de suas soluções;

 Descobrir valores e incentivar suas participações no mercado de trabalho que ora se vislumbra no Estado;

 Provocar a participação destes jovens nos vários festivais de audiovisual no Brasil e no exterior;

 Estimular a participação destes jovens nos vários outros segmentos artísticos e culturais na intenção de aperfeiçoar a mão de obra para o audiovisual proposto por eles;

 Provocar sua participação nos vários fóruns de debates, intercâmbios, conferências, oficinas, cursos e etc. que os faça avaliar, criticar, sugerir soluções para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos amapaenses.

 Integrar estes jovens e seus projetos ao Plano Nacional de Juventude, garantindo a participação ativa do Amapá nessas resoluções.

METODOLOGIA

 Formação de grupos de jovens entre 14 e 17anos com cerca de 15 elementos por turno que receberão técnicas de teatro, teatro, dança e de audiovisual e criação de roteiro;

 Oficinas finalizadas com uma obra a cada semana em bairros da periferia de Macapá;

 A produção de uma obra do audiovisual (curta metragem, documentário, piloto de programas) terá um tema a ser definido pelos envolvidos a partir de suas visões das necessidades básicas de suas comunidades;

 Tais obras servirão também para uma avaliação mais precisa das necessidades mais emergentes daquelas comunidades;

 Para melhor aproveitar os jovens das comunidades e conseguir um rápido retorno, serão formadas turmas pela manhã e tarde, e cada uma destas elaborará uma obra do audiovisual que terá de 5 (cinco) a 8 (oito) minutos, totalizando 8 (oito) produções mensais.

 Apresentação pública semanal em horário a ser definido dos trabalhos realizados pelos Agentes de Cinema;

 Busca da parceria com a afiliada da TC Brasil local para veiculação das obras produzidas, no estado e na cabeça de rede.

 Apresentação em outra data a ser definida com a participação de outras entidades, grupo e associações afins;

 Distribuição de cópias a outros possíveis parceiros;

 Distribuição de cópias mensais com todas as produções do mês para locadoras, escolas e acervos videográficos do Estado e de todo o Brasil;

 Incitação as prefeituras e parceiros que dêem continuidade ao projeto com a coordenação dos membros do projeto piloto, subordinados as atenções e assessoria da OCA;

 Inscrição dos trabalhos nos vários festivais e mostras do Brasil;

RECURSOS HUMANOS

 02 coordenadores;

 01 instrutor de teatro;

 01 instrutor de Circo;

 01 instrutor de Dança;

 01 instrutor de audiovisual;

 01 assistente;

 01 editor;

 01 técnico em efeitos, sonorização e pós-produção;

RECURSOS FÍSICOS

 01 veículo;

 01 filmadora HDV;

 01 tripé;

 Fitas, cabos e baterias extras;

 01 microfone boom;

 Spot e rebatedores;

 Extensões, cabos elétricos, plugues e tomadas;

 01 estação linear.

 01 DVD player;

 01 projetor de vídeo

 01 Uma caixa amplificada