Boletim O PARAUARA
Sérgio Martins Pandolfo*
É o boletim informativo e literário da regional paraense da Sobrames (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores) e seu órgão oficial. A denominação do folheto foi escolhida por ser esse o gentílico original do nascido no Grão-Pará (tupi para’wara , de para = água, rio, mar e wara = o que veio de, nascido de, ou seja: que nasceu do mar <o rio-mar>) e, portanto, o que melhor exprime nossa condição de paraense, a robustecer o parauarismo de nossa gente.
De periodicidade quadrimestral, teve seu primeiro número editado em fevereiro de 2002 (Ano I, nº 1). Saindo sempre nos meses de fevereiro, junho e outubro, teve circulação pontual e ininterrupta até outubro de 2008 (quando deixamos o cargo de Editor Responsável de O Parauara), num total de vinte edições em que atuamos como Redator e Editor do boletim sobramista, editado sempre em formato tabloide (22 cm x 30 cm), em cores, ilustrado em tricromias, oito páginas e trazendo em sua composição, além do editorial, textos em prosa e versos de sobramistas e, às vezes, de não-sobramistas convidados pela editoria (quase sempre escritores ilustres), poesias consagradas de poetas idem, minientrevistas, lançamento de livros, humor e farto noticiário assim regional como nacional relacionado à cultura, às letras. Cada edição compunha-se de 600 exemplares, de distribuição gratuita, distribuídos entre os sobramistas e interessados regionais, instituições culturais (academias, grêmios, confrarias), bibliotecas, mas também enviados a sobramistas e interessados, instituições culturais e bibliotecas nacionais e mesmo internacionais (Portugal, Timor-Leste). Essas vinte edições correspondem a 160 páginas formato tablóide, equivalentes a um livro de tamanho médio convencional (21 cm x 15 cm) com 320 páginas e fartamente ilustrado, constituindo, a nosso ver, um bom repositório de manifestações de nossa cultura (v. Fotos no Siite do Escritor - abaixo).
Esse trabalho redacional e editorial (incluindo revisão) que mantivemos por sete anos consecutivos se constituiu, sem ponta de dúvida, em experiência assaz enriquecedora e facilitadora para as atividades quotidianas de escritor que mantemos há cerca de oito lustros, como colaborador em jornais da grande imprensa, revistas regionais e nacionais, boletins, jornais institucionais (organ house) e assemelhados, capítulos de livros, participação em coletâneas, apresentador/prefaciador/revisor de publicações doutrem, ademais de cinco livros individuais editados. O Parauara é afiliado à Federação Brasileira de Alternativos Culturais -FEBAC, que lhe dá respaldo e prestígio.
Dessas vinte edições que produzimos ainda dispomos de vários exemplares (reserva técnica) da maioria delas, que poderemos disponibilizar sem ônus para algum eventual leitor ou instituição ligada à cultura interessados, bastando, para tal, acessar os endereços eletrônicos abaixo apontados. Teremos prazer em atender.
------------------------------------------------------------------------------------- (*) Médico e Escritor. ABRAMES/SOBRAMES
serpan@amazon.com.br – sergio.serpan@gmail.com - www.sergiopandolfo.com