Gmail agora tem vídeo. Plugin permite conversas de áudio e vídeo

Amigos(as),

Agora já é possível através do cliente GTalk embutido no serviço de e-mail do Google, conversas de áudio e vídeo.

Apesar de o MSN Messenger ser indiscutivelmente o comunicador instantâneo mais popular do Brasil, o Google Talk é uma ferramenta de bate-papo que tem muitos fãs em todo mundo. Principalmente entre aqueles que usam o tempo todo o também popular serviço de e-mail do Google - a integração entre o GTalk e o Gmail é um casamento de sucesso.

Para quem gosta desse bem-casado, desde novembro há na rede um plugin que libera conversas de vídeo e áudio usando o cliente Gtalk embutido no GMail: é o Video Chat.

Quer testá-lo? Bem, primeiro é preciso ter uma webcam. Ligue-a ao computador, entre no endereço http://mail.google.com/videochat e instale o aplicativo de 500 KB. Após o download, seu navegador será reiniciado e aberto automaticamente na página do Gmail. Digite nome de usuário e senha, para que novamente a página seja redirecionada para a seção de Settings (Configurações) do Gmail.

Nesta momento, o Google irá testar a sua câmera: uma janela exibirá a imagem que ela "vê". Abaixo, dá para testar e calibrar o áudio e o volume de seu microfone. Uma dica é habilitar a opção de cancelar o eco da webcam. Salve as mudanças.

Note que o seu ícone de usuário do Gtalk mudou. Antes era uma mera bolinha, agora é um retângulo com um triângulo na ponta, ou seja, um desenho simplificado de uma câmera de vídeo. Isso indica que a função de conversa por áudio e vídeo está habilitada. Para testá-la, veja em sua lista de contatos quem tem o mesmo ícone - pois é, o plugin só funciona quando ambas as pessoas o utilizam.

Encontrou alguém? Clique sobre o contato e veja que no pop-up de conversação do Gmail, lá embaixo, há um ícone escrito "Vídeo & More". Escolha "Start Voice Chat" caso a idéia seja só conversar por áudio, e "Start Video Chat" se a intenção é usar a webcam.

O que se vê aqui é o tradicional pop-up de uma conversa pelo Gtalk. A diferença óbvia é que uma tela de vídeo foi acrescentada ao topo da janela. Em primeiro plano sempre se vê a imagem da pessoa que está do outro lado da conversa. Uma janelinha menor, no canto, exibe sua própria imagem. Para quem quiser aumentar esse pop-up, há um ícone em forma de seta. Só clicar sobre ele.

Nos testes que fiz, o serviço funcionou perfeitamente, com um atraso de 1 segundo. O áudio foi muito bom durante a conversação - apenas o vídeo, em algumas oportunidades, ficava um pouco "picotado". Normal. Mas, para os perfeccionistas que desejam resolver essa questão, existe aquele velho truque das conversas via webcam: fixe-a em um ponto remoto e não se mexa de nenhuma maneira!

Vale a pena testar o cliente GTalke e conferir todas essas funcionabilidades do serviço de e-mail do Google.