Aprenda a criar pastas protegidas com senhas no Windows XP
PessoALL,
Na vida real ou virtual, basta que você decida ter acesso exclusivo a algo para que uma fechadura ou uma senha especial barrarem estranhos.
Por que com o Windows teria que ser diferente? Os motivos para que o usuário proteja pastas com senhas são os mais diversos.
Você pode usar um PC compartilhado, querer proteger informações confidenciais ou apenas contar com dados fundamentais que você não pode se dar ao luxo de perder.
Independente da opção, é bom aprender que o sistema operacional da Microsoft oferece a opção de trancar informações.
A função que protege seus dados estipulando senhas para pastas, no entanto, nunca foi comum ao Windows - apenas na versão XP o usuário se deparou com a possibilidade.
A falta de idéia que muitos usuários têm sobre a função se explica pelo fato de a Microsoft não permitir a definição de uma senha diretamente no diretório – todo o sistema é feito por meio da compactação de arquivos.
O processo é simples. Crie uma nova pasta no seu disco rígido para organizar todos os documentos que deverão ficar longe dos olhos alheios.
Após terminar sua seleção, selecione todos os documentos e, após apertar o botão direito do mouse sobre o grupo, escolha a opção “Pasta Compactada” dentro do menu “Enviar para”.
A pasta zipada será criada instantaneamente no mesmo diretório onde estão os arquivos originais.
Antes de estipular a senha, vale um lembrete: caso os documentos sejam realmente necessários, seria sensato guardá-los em outra mídia, no freqüente caso dos usuários se esquecer da senha definida.
Além das clássicas instruções sobre backup, outra opção é enviar sua pasta compactada, sem qualquer senha ainda, para serviços de armazenamento online ou para seu próprio e-mail, se o tamanho permitir.
Clique sobre a nova pasta compactada, que deverá ter todos os documentos selecionados, e, após clicar sobre o menu “Arquivo”, escolha a opção “Adicionar Senha”.
Na nova janela aberta, o Windows pede que o usuário digite duas vezes a senha escolhida. Confirme o termo que você escolheu e aperte “Ok”.
Pronto. Desta maneira, você criou uma pasta compactada que só pode ser acessada por usuários que saibam a senha pessoal.
Para aumentar a segurança, o usuário pode criptografar os dados. Ainda que não prime por ser a mais forte, a função impede que documentos sejam abertos fora do computador onde foram protegidos - o seu, no caso.
Selecione os documentos e, com o botão direito, clique em “Propriedades”. Na aba “Geral”, clique em “Avançado” e selecione a opção “Criptografar o conteúdo para proteger dados”.
Uma última dica: por mais difícil que seja a senha criada -**** confira aqui dicas para formular senhas mais fortes -, a ferramenta do Windows não impede que um usuário mal intencionado delete toda sua pasta.
Por isto, vale frisar o lembrete de que, se os dados são realmente importantes, a definição senha deve ser acompanha de um back-up.
********************* Senhas (IMPORTANTE)
Por mais que seja tentador, já é de conhecimento mundial que definir o nome do seu cachorro ou a data de aniversário do namorado como senha para seu serviço de banco online não é algo muito seguro
A regra mais essencial é que não se coloca como senha qualquer informação que possa ser levantada no Orkut".
Por mais óbvio que pareça, o conselho do gerente do seu Banco é constantemente esquecido por alguém que precisa definir a palavra-chave que será usada para acessar contas em serviços de e-mail, comércio eletrônico e internet banking.
"Toda senha deve ter, no mínimo, oito dígitos e, quanto mais importante for o serviço, maior ela tem que ser"
"Qualquer termo menor que isso pode ser facilmente quebrado por aplicativos "brute force", programas para decifrar senhas que tentam todas as alternativas possíveis".
Você pode ser um pouco menos rígido em relação ao tamanho das suas senhas, mas defina critérios que podem ser seguidos por você mesmo (usuário). "Aconselho a criação de senhas que sigam três regras básicas: mínimo de seis dígitos, o uso de uma letra, um número e um caractere especial, como @, ! ou # . Se for usar uma palavra apenas, escreve-a de maneira errada".
E como usar uma senha com uma palavra errada? Na hora de registrá-la, o usuário pode trocar a letra "A" por um "4", o "L" pelo "1" e adicionar um ponto de exclamação no fim. Se fosse escolhida como senha, a palavra "cabulosa" poderia virar "ka3u1os4!", o que dificultaria bastante uma possível tentativa de invasão.
O usuário deve apenas tomar cuidado com caracteres especiais que não apareçam em todos os teclados, como o "Ç". "O usuário também deve prestar atenção na tecla Caps Lock"
Correlações entre termos e pessoas podem ser uma alternativa mais fácil que a distorção de apenas uma palavra. "Se estava chovendo no dia em que seu filho nasceu, sua senha pode ser 'filhochuva'"
"Não é aconselhável usar apenas uma palavra do dicionário".
Outra norma para manter a segurança é trocar a senha regularmente. A cada 45, 60 dias... "As mais rigorosas, como de serviços de banco online, devem ser substituídas mensalmente para garantir a segurança do acesso"
Fui ...........digitei minha senha... ************************** ................................................................................