TAPETE VERMELHO o Filme
O CONTEXTO
O cinema e a televisão como "artefatos midiáticos" de maior inserção na vida moderna, desempenham um papel fundamental no cenário educativo, pois ambos se utilizam de linguagens que ajudam crianças, jovens e adultos na construção de suas subjetividades. Mais que opção de lazer, um filme pode ser um excelente instrumento pedagógico, que possibilita a reflexão, instiga análises de recortes da realidade, de aspectos significativos do cotidiano. Um filme, de qualquer gênero, por si só, "já é uma aula".
A atividade aqui relatada realizou-se na Escola de Ensino Fundamental Iremilton Leite, no município de São Miguel dos Campos, a 70 km de Maceió, e foi um debate organizado a partir da exibição de um filme. O escolhido foi TAPETE VERMELHO, por duas razões: a primeira, porque só existe cinema na capital e apenas uma pessoa do grupo, havia visto o filme; a segunda, achei muito justa e simpática a homenagem prestada a Mazaroppi, figura da maior importância para o cinema brasileiro, além de que, por razões pessoais, gosto muito de filmes ambientados no universo caipira, mesmo que sejam urbanos.
A SINOPSE
Quinzinho mora na roça, bem distante de qualquer cidade grande. Ele havia feito uma promessa ao seu filho Neco, de 10 anos: levar o garoto para assistir a um filme estrelado por Mazaroppi em uma sala de cinema. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira, Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que esteja exibindo o filme.
Ficha técnica
Filme: Tapete Vermelho
Gênero: comédia
Duração: 100min.
Direção: Luiz Alberto Pereira
Trilha sonora: Renato Teixeira
Elenco: Mateus Nachtergaele, Gorete Milagres, Vinícius Miranda, Ailton Graça, Rosi Campos, Paulo Betti...
A ATIVIDADE
Ao apresentar a sinopse destaquei alguns aspectos que devem ser considerados ao se organizar uma exibição de filme, seguido de DEBATE, como ferramenta pedagógica:
- Deve ser uma ação planejada, com objetivo definido;
- O professor deve ver o filme antes para explorar as possibilidades pedagógicas e os aspectos que irá ressaltar para o grupo; observar faixa etária recomendada, para aproximar ao máximo da área de interesse da turma;
- O professor deve envolver no planejamento outras disciplinas, outras áreas de interesse, pois o tempo de um filme não cabe no tempo de apenas uma aula, a não ser curta-metragem e documentários. É recomendável que seja uma atividade o mais coletiva possível;
- A atividade terá um ótimo retorno se realizada dentro de uma seqüencia didática já iniciada ou desencadeada a partir da exibição.
Especificamente no filme TAPETE VERMELHO, sugeri que observassem o entrelaçamento entre a cultura popular (linguagem, manifestações da religiosidade, manifestações folclóricas - lendas, personagens, música, costumes,) e recorte da realidade brasileira contemporânea (a questão dos sem-terra, da criança em situação de risco...).
Após a exibição, mediei o debate a partir dos aspectos destacados, estimulando a livre expressão das idéias, a argumentação, os comentários sobre cenas, personagens, trilha sonora (impecável!) e outros detalhes que enriqueceram ainda mais a percepção de todos em relação ao filme. Lembrei a eles que após ver o filme, havia revisto vários filmes de Mazaroppi, além de "viajar" nos clássicos musicais da música caipira.
Na avaliação da atividade, ficou compreendido, no conjunto dos professores, que a exibição de um filme no espaço escolar não é atividade para "tapar buraco". Foi ressaltada a importância de se realizar mais atividades dessa natureza, principalmente porque se conquista a atenção dos alunos, tão desinteressados na aula convencional. Além de debates, a exibição de um filme pode e deve render várias outras atividades interessantes e estimulantes para o conjunto dos alunos. É só PLANEJAR e... dar asas a imaginação!
Quero agradecer aos professores da Escola Iremilton Leite, pois trabalhar com eles e rever TAPETE VERMELHO em tão boa companhia foi mais que uma atividade de oficina pedagógica: foi prazer e lazer, em minha vida de professora.
A BIBLIOGRAFIA
NAPOLITANO. Marcos. Como Usar o Cinema na Sala de Aula- São Paulo: Contexto, 2003.
REALI. Noeli Gemelli(org).Cinema Na Universidade: possiblilidades, diálogos e diferenças.Chapecó:Argos, 2007.(Destaque para o artigo CINEMA A AULA OUTRA, da organizadora, pág 127)
*Prestigie o cinema nacional
Da Série Vida de professora
O CONTEXTO
O cinema e a televisão como "artefatos midiáticos" de maior inserção na vida moderna, desempenham um papel fundamental no cenário educativo, pois ambos se utilizam de linguagens que ajudam crianças, jovens e adultos na construção de suas subjetividades. Mais que opção de lazer, um filme pode ser um excelente instrumento pedagógico, que possibilita a reflexão, instiga análises de recortes da realidade, de aspectos significativos do cotidiano. Um filme, de qualquer gênero, por si só, "já é uma aula".
A atividade aqui relatada realizou-se na Escola de Ensino Fundamental Iremilton Leite, no município de São Miguel dos Campos, a 70 km de Maceió, e foi um debate organizado a partir da exibição de um filme. O escolhido foi TAPETE VERMELHO, por duas razões: a primeira, porque só existe cinema na capital e apenas uma pessoa do grupo, havia visto o filme; a segunda, achei muito justa e simpática a homenagem prestada a Mazaroppi, figura da maior importância para o cinema brasileiro, além de que, por razões pessoais, gosto muito de filmes ambientados no universo caipira, mesmo que sejam urbanos.
A SINOPSE
Quinzinho mora na roça, bem distante de qualquer cidade grande. Ele havia feito uma promessa ao seu filho Neco, de 10 anos: levar o garoto para assistir a um filme estrelado por Mazaroppi em uma sala de cinema. Desejando cumprir a promessa a qualquer custo, Quinzinho, sua esposa Zulmira, Neco e o burro Policarpo viajam pelas cidades em busca de um cinema que esteja exibindo o filme.
Ficha técnica
Filme: Tapete Vermelho
Gênero: comédia
Duração: 100min.
Direção: Luiz Alberto Pereira
Trilha sonora: Renato Teixeira
Elenco: Mateus Nachtergaele, Gorete Milagres, Vinícius Miranda, Ailton Graça, Rosi Campos, Paulo Betti...
A ATIVIDADE
Ao apresentar a sinopse destaquei alguns aspectos que devem ser considerados ao se organizar uma exibição de filme, seguido de DEBATE, como ferramenta pedagógica:
- Deve ser uma ação planejada, com objetivo definido;
- O professor deve ver o filme antes para explorar as possibilidades pedagógicas e os aspectos que irá ressaltar para o grupo; observar faixa etária recomendada, para aproximar ao máximo da área de interesse da turma;
- O professor deve envolver no planejamento outras disciplinas, outras áreas de interesse, pois o tempo de um filme não cabe no tempo de apenas uma aula, a não ser curta-metragem e documentários. É recomendável que seja uma atividade o mais coletiva possível;
- A atividade terá um ótimo retorno se realizada dentro de uma seqüencia didática já iniciada ou desencadeada a partir da exibição.
Especificamente no filme TAPETE VERMELHO, sugeri que observassem o entrelaçamento entre a cultura popular (linguagem, manifestações da religiosidade, manifestações folclóricas - lendas, personagens, música, costumes,) e recorte da realidade brasileira contemporânea (a questão dos sem-terra, da criança em situação de risco...).
Após a exibição, mediei o debate a partir dos aspectos destacados, estimulando a livre expressão das idéias, a argumentação, os comentários sobre cenas, personagens, trilha sonora (impecável!) e outros detalhes que enriqueceram ainda mais a percepção de todos em relação ao filme. Lembrei a eles que após ver o filme, havia revisto vários filmes de Mazaroppi, além de "viajar" nos clássicos musicais da música caipira.
Na avaliação da atividade, ficou compreendido, no conjunto dos professores, que a exibição de um filme no espaço escolar não é atividade para "tapar buraco". Foi ressaltada a importância de se realizar mais atividades dessa natureza, principalmente porque se conquista a atenção dos alunos, tão desinteressados na aula convencional. Além de debates, a exibição de um filme pode e deve render várias outras atividades interessantes e estimulantes para o conjunto dos alunos. É só PLANEJAR e... dar asas a imaginação!
Quero agradecer aos professores da Escola Iremilton Leite, pois trabalhar com eles e rever TAPETE VERMELHO em tão boa companhia foi mais que uma atividade de oficina pedagógica: foi prazer e lazer, em minha vida de professora.
A BIBLIOGRAFIA
NAPOLITANO. Marcos. Como Usar o Cinema na Sala de Aula- São Paulo: Contexto, 2003.
REALI. Noeli Gemelli(org).Cinema Na Universidade: possiblilidades, diálogos e diferenças.Chapecó:Argos, 2007.(Destaque para o artigo CINEMA A AULA OUTRA, da organizadora, pág 127)
*Prestigie o cinema nacional
Da Série Vida de professora