Reflexão sobre o poema "Francesa lembrança"

O poema "Francesa Lembrança" evoca uma mistura intensa de memórias, emoções e cenários parisienses. A descrição da noite na Place Dauphine revela um momento íntimo, quase etéreo, onde o desejo e a música se entrelaçam. O uso de referências a um vinho raro sugere a preciosidade das lembranças e a intensidade do prazer vivido.

A transição para um "trem rumo nordeste" indica uma busca, talvez por algo que foi perdido, como as "flores secas de uma muda quíntupla", que trazem à tona a ideia de reminiscência e a efemeridade das experiências. A referência a Amsterdã e à "névoa fria" acentua um sentimento de melancolia, como se o passado estivesse constantemente se distanciando.

A ambivalência do amor é palpável, com expressões de paixão e desilusão, reforçadas pela ironia do uso do francês. Essa tensão entre o sublime e o banal, o real e o sonho, ecoa a complexidade dos relacionamentos.

A menção ao "hospício" e a "pirâmides do Louvre" sugere um espaço entre a sanidade e a loucura, refletindo a luta do poeta para dar sentido a suas experiências. O contraste entre o glamour do "Moulin Rouge" e a simplicidade de um amor não correspondido cria um sentimento de nostalgia e desencanto.

Em suma, o poema captura a essência da memória e da paixão, navegando entre a beleza e a dor, e nos convida a refletir sobre as nuances do amor e do tempo.

João Paulo Leal e Renato W Lima
Enviado por João Paulo Leal em 19/09/2024
Código do texto: T8155397
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.