*Como identificar as notas de reais verdadeiras!*

1• *A Marca-d’Água* Coloque a nota contra a luz e olhe na área clara a figura do *animal* e o número do *valor* da nota, é uma mesclagem de tons que variam do claro ao escuro.

2• *O Fio de Segurança*

Existe um fio preto que fica visível quase no meio da nota, quando se coloca a nota contra a luz, dá para ver, o *valor* da nota e a palavra *reais*. Se tiver o fio, e não aparecer a escrição, é nota falsa.

3• *Faixa Holográfica*

As notas de maior valor, (R$ 50, R$ 100 e R$ 200) têm uma faixa holográfica lateral, deve-se enxergar ao movimentar a nota, o *número* do valor da nota e a palavra *reais* eles se alternam. Ainda, a figura do *Animal* e em torno desses ficam coloridas, nas notas de (R$ 50), (R$ 100), (R$ 200) aparecem também várias cores que se movimentam.

4• *Veja o Número Escondido*

Ao colocar a nota na altura dos olhos, na posição horizontal, em um lugar com bastante luz, pode-se constatar se o *valor* da nota aparecerá nas áreas indicadas.

5• *Olhe o Quebra-Cabeça* Coloca-se a nota contra a luz e ver-se que as partes do desenho de trás completam as da frente, formando o *número* do valor da nota.

6• *Verifique e sinta o Alto-Relevo*

Através do tato, sente-se o relevo em algumas áreas da nota. Como na frente, na legenda *República Federativa do Brasil*, nas *laterais* e nos *números* indicativos de valor (nas notas de 10 e 20 reais, somente no número inferior esquerdo). Nas notas de 20, 50 e 100 reais, sente-se o relevo também no verso, como na legenda *Banco Central do Brasil*, no *animal* e no número indicativo do *valor*. Pois o papel que é feito o dinheiro verdadeiro, é papel moeda, ele é áspero, como se tivesse linhas altas e baixas, o que torna o papel meio áspero, e se você esfregar uma parte na outra, ele fará um som de aspereza, tipo *folha seca*.

7• *Na frente e nas duas laterais*

Nas notas existem desenhos de umas linhas em forma fios e de folhas. Se virar para trás as duas laterais e encaixar uma na outra, formará o desenho completo.

Obs.: Porém não se descuide das notas de R$ 2 e de R$ 5 reais, pois existem notas falsas sendo fabricadas e circulando. Faça os testes com todas as notas.

Porque muitas pessoas vão ficar preocupadas em saber se a nota de R$ 200 é verdadeira ou falsa, e esquecerá as notas de menor valor, é nisso que os falsificadores e esterlionatários estão apostando.

Magnólia Nunes Botelho
Enviado por Magnólia Nunes Botelho em 10/09/2020
Código do texto: T7059368
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.