PROJETO DE LEITURA - LER É UM PRAZER

Justificativa: Percebendo a importância de colaborar para que o aluno leia com domínio os diferentes gêneros e compreenda a leitura em seus diversos objetivos, proponho um trabalho de incentivo à leitura; a fim de que os alunos conheçam os diferentes objetivos de leitura, tenham um maior acesso à diferentes portadores de texto, especialmente, o literário.

Objetivos: Os objetivos deste projeto são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Espera-se:

• Despertar e incentivar o interesse pela leitura.

• Facilitar o acesso do aluno aos diferentes portadores de textos.

• Aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.

• Enriquecer o vocabulário.

• Desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.

• Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando sua visão de mundo.

• Auxiliar o aluno no processo de constituição da sua identidade e na formação de valores próprios.

• Trabalhar a leitura com diferentes objetivos: busca de informação, de prazer, para comunicar um texto a um auditório, etc.

• Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.

• Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, recapitular, opinar, resumir, comparar opiniões, confrontar...

Duração: fevereiro a dezembro/2011

Estratégias:

• Definição dos direitos e deveres do leitor;

• Criação e organização de uma biblioteca de Sala;

• Leitura em grupo, em sala de aula, de um livro paradidático bimestralmente;

• Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou um texto;

• Produção de cartas para os autores ou para um amigo incentivando a leitura;

• Produção de murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura);

• Audição de CD com diferentes gêneros: poemas, contos, lendas, etc;

• Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances, jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;

• Exibição de filmes;

• Visita à Biblioteca Pública;

• Assistir a peças de teatro;

• Pesquisa de bibliografias de autores da Literatura Brasileira;

• Empréstimo de livros da Sala de Leitura;

• Roda de Leituras;

• Propaganda da Leitura (atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);

• Teatro de fantoches;

• Leitura Dramatizada;

• Jornal Falado;

• Leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);

• Formação de alunos leitores;

• Contação de histórias de assombração por parentes e amigos;

• Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);

• Semana do Conto;

• Jogos de leitura;

• Monitoramento da leitura bimestral;

• Divulgação dos principais momentos do projeto no blog:

www.francisprofessora.blogspot.com

Temas transversais:

Pluralidade Cultural;

Cidadania;

Ética;

Consumo;

Sexualidade;

Saúde;

Meio Ambiente.

Recursos:

Obras literárias;

Internet;

Rádio;

Jornais;

Revistas;

DVD;

Textos didáticos.

Empreendimentos:

Criação de murais;

Formação de Grupo de Contadores de História;

Produção de resenhas e recontos de autoria dos alunos;

Coletânea de causos de assombração;

Criação de Fichas de leitura para análise dos elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros.

Parceria:

Sala de Leitura

Avaliação:

Será realizada a avaliação da leitura do aluno pela professora, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos; a fim de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além disso, a professora realizará atividades sequenciais de produção escrita que demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.

PROF.ª FRANCISCA P. MARTINS

www.francisprofessora.blogspot.com