Como criar seu próprio tira-teima

A Globo possui um programa de computador que ela denomina “tira-teima” que alcança grande precisão na avaliação de medidas de impedimento e outras, durante um jogo de futebol. A construção de tal programa se encontra além de meus conhecimentos.

Pode-se, no entanto, fazer um similar simplificado e quase tão preciso quanto o original, ao menos para a determinação de posições de impedimento. Assim:

O primeiro passo consiste em colecionar imagens de cada campo específico onde as linhas de impedimento foram traçadas.

Se a câmera filmadora se encontra na mesma posição e o campo mantém o mesmo traçado, as linhas de impedimento manterão sempre as mesmas configurações; consistem em linhas paralelas à linha de fundo.

Para a execução do tira-teima trava-se a imagem no momento do passe, no instante em que a bola deixa o pé do jogador que passa a bola ao finalizador. Haverá a dúvida entre dois frames, o anterior e o posterior ao momento exato (erro inerente à medida e ocultado pela Globo).

Compara-se então a imagem travada nesse instante com a de outros jogos, buscando-se a mais assemelhada, aquela na qual a linha de fundo e a lateral se encontram na mesma posição que na imagem escolhida. (Se a câmera filmadora se encontra na mesma posição e o campo mantém o mesmo traçado, as linhas de impedimento manterão sempre as mesmas configurações; consistem em linhas paralelas à linha de fundo. Importante que seja no mesmo campo).

Traça-se, então, na imagem em estudo, uma linha igual à da imagem previamente gravada (copie e cole a linha com o auxílio de programa editor de imagens). Essa linha permitirá uma avaliação bastante precisa da posição relativa do atacante no momento do passe. Está pronto o tira-teima caseiro para a Copa.

É possível a transposição de imagens de um estádio para o outro, desde que os campos tenham as mesmas dimensões (usual hoje) e ambas as câmeras estejam posicionadas na mesma altura e distância do campo, o que pode ser verificado comparando-se a posição das linhas do campo em uma e outra imagem, devem se encaixar perfeitamente.

O uso de tira-teima caseiro revelará que as imagens da FIFA são fabricadas para referendar as decisão do juíz, congelando a imagem em momentos errados.