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"Oh, noite, meiga irmã da poesia."
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Narcisa Amália (1856/1924)
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"Oh, noite, meiga irmã da poesia."
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Narcisa Amália (1856/1924)
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Narcisa Amália de Campos foi uma poetisa, escritora e jornalista brasileira natural de São João da Barra (RJ). Foi a primeira mulher a trabalhar como jornalista profissional no Brasil. Movida por forte sensibilidade social, combateu a opressão da mulher e o regime escravista. Segundo Sílvia Paixão, “um dos raros nomes femininos que falam de identidade nacional” e busca sua própria identidade “numa poética uterina que imprime o retorno ao lugar de origem”. Colaborou na revista A leitura (1894-1896) e, bem a frente de seu tempo, escreveu muitos artigos de cunho feminista e republicano. Filha do poeta Jácome de Campos e da professora primária Narcisa Inácia de Campos, Narcisa Amália nasceu em São João da Barra em 3 de abril de 1856. Ainda em São João da Barra, estudou latim e francês com o padre Joaquim Francisco da Cruz Paula, e recebeu aulas de retórica de seu pai. Aos 11 anos, mudou com a família para o município fluminense de Resende, onde, aos 14, se casa com João Batista da Silveira, artista ambulante de vida irregular, de quem se separou alguns anos mais tarde. Aos 28 anos, em 1880, se casou novamente com Francisco Cleto da Rocha, mas a união não durou e o casal se separou pouco tempo depois, obrigando-a a deixar Resende, em especial por conta dos boatos espalhados por seu marido na cidade. Por ter sido casada e divorciada em duas ocasiões, isso gerava forte estigma social na época. O sucesso de Narcisa passou a incomodar o marido que, depois de separado, passou a difamar Narcisa declarando que seus versos não eram de sua autoria, mas escritos por poetas com quem teria tido casos de amor. O escritor Múcio Teixeira fez coro à campanha contra Narcisa declarando que o livro “Nebulosas” tinha sido escrito por um homem com pseudônimo de mulher. Narcisa iniciou sua carreira como tradutora de contos e ensaios de autores franceses, como a escritora George Sand (pseudônimo masculino da autora Amandine Aurore Lucile Dupin) e o paleobotânico Gaston de Saporta. Seu único livro é Nebulosas, publicado em 1872, com uma nova edição em 2017 pela Gradiva Editorial e a Fundação Biblioteca Nacional. A obra foi muito bem recebida na época de seu lançamento, tendo sido inclusive bastante comentado por Machado de Assis e Dom Pedro II. Em 1874, 1888 e 1917, ela contribui com o "Novo Almanaque de Lembranças", que era uma coletânea de textos diversos que tinha grande circulação em Portugal e no Brasil. Cansada das difamações em Resende, em 1889, com apenas 33 anos, foi para um exílio voluntário em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Abandonou toda atividade literária, e foi lecionar em uma escola pública. Dedicando-se ao magistério, em 13 de outubro de 1884, ela funda um pequeno Jornal Quinzenal, “o Gazetinha”, suplemento do Tymburitá que tinha como subtítulo, “folha dedicada ao belo sexo”. Narcisa faleceu aos 72 anos, em 24 de junho de 1924, no Rio de Janeiro, vitimada por um diabetes. Ela já estava cega, pobre e com problemas de mobilidade. Além disso, sua obra foi praticamente esquecida depois de sua morte. Antes de sua morte, deixou um apelo: “Eu diria à mulher inteligente [...] molha a pena no sangue do teu coração e insufla nas tuas criações a alma enamorada que te anima. Assim deixarás como vestígio ressonância em todos os sentidos”. Foi sepultada no Cemitério de São João Batista, no Rio de Janeiro. Corajosa, erudita, sensível a questões humanitárias e ligadas ao universo feminino, Narcisa Amália escreveu um único livro, Nebulosas. À época de sua publicação, em 1872, pela mítica editora Garnier, essa obra fez com que seu talento fosse celebrado por ninguém menos que Machado de Assis e também pelo imperador D. Pedro II. Nesta coedição da Gradiva Editorial com a Fundação Biblioteca Nacional, estão reunidos os 44 poemas originais. Alguns poemas líricos, com temas intimistas, femininos, e relacionados à natureza, outros de cunho social, em prol da abolição da escravatura.
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A TROVA DO DIA - DVII
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A TROVA DO DIA - DVII
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"EFLUÊNCIA"
O meu tino não se engana,
Quando admira um olhar,
Que grande enlevo emana,
Nos convidando pra amar.
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Quando admira um olhar,
Que grande enlevo emana,
Nos convidando pra amar.
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N.A.: "A TROVA DO DIA" é um projeto de publicação em série de quadras poéticas de minha autoria por tempo indeterminado. Apesar de não ser considerado pelas regras literárias, as minhas trovas são identificadas por títulos e algumas delas não obedecem as sete sílabas por estrofe. No entanto, todas terão as rimas e as mensagens como objetivo principal neste trabalho. Na realidade, nessas apresentações, os meus textos deveriam ser classificados como "quadras poéticas", mas preferi identificar o meu projeto com títulos e não com números, como seria o caso.
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Abraços
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Interações (meus agradecimentos):
01/09/20 12:50 - Antônio Souza
É no olhar que tudo começa
Igual aqueles quarenta e três
Depois não há mais quem impeça
Tirar do poeta a bola da vez.
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01/09/20 20:01 - Guída
Nossos olhares tem imã...
Nos atraimos com frequência...
Te olho você se anima...
Me olhas, fico sem resistência. ...
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02/09/20 18:00 - Joselita Alves Lins
Olhar... Janela da alma...
Com brilho mostra alegria;
Com serenidade, calma;
Mas a dor também se via.
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03/09/20 16:53 - Uma Mulher Um Poema
Teu olhar me dominou,
Invadiu-me por inteira,
Fascinante e encantador,
Não ofereci resistência.
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Abraços
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Interações (meus agradecimentos):
01/09/20 12:50 - Antônio Souza
É no olhar que tudo começa
Igual aqueles quarenta e três
Depois não há mais quem impeça
Tirar do poeta a bola da vez.
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01/09/20 20:01 - Guída
Nossos olhares tem imã...
Nos atraimos com frequência...
Te olho você se anima...
Me olhas, fico sem resistência. ...
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02/09/20 18:00 - Joselita Alves Lins
Olhar... Janela da alma...
Com brilho mostra alegria;
Com serenidade, calma;
Mas a dor também se via.
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03/09/20 16:53 - Uma Mulher Um Poema
Teu olhar me dominou,
Invadiu-me por inteira,
Fascinante e encantador,
Não ofereci resistência.
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