O Deputado e o Boi
A essa altura, talvez nem precisasse comentar sobre o fato inusitado da política alagoana, em razão do poder das redes sociais. Entretanto, ver um deputado com sua indumentária completa, de terno e gravata, montado num boi a caminho da Assembleia para a sua posse, é algo para qualquer um meter o bedelho. A sua justificativa foi a de que o boi representa a humildade e a simplicidade, lembrando a manjedoura onde nasceu Jesus Cristo. E ele enfatizava que com o gesto queria mostrar que era diferente dos outros, um político honesto.
Já dizia a minha avó que “quem é não precisa dizer, as atitudes é que comprovam”.
E lá vem o homem no seu boi todo enfeitado, trazido do interior no seu próprio caminhão, desembarcado a uma razoável distância da Assembleia, de modo que o animal pudesse desfilar pelo centro da cidade, para os aplausos dos curiosos. Dizia o deputado que era uma maneira de cumprir a sua promessa de campanha. Não teria sido mais útil à sociedade se a promessa fosse outra, que, ao cumpri-la, trouxesse benefício a uma população tão carente?
O cenário carnavalesco poderia ter sido dispensado, já que estamos muito próximos do carnaval, quando a fantasia poderá ser mais completa. Aliás, cada povo tem o carnaval que merece. Acho até que o nobre deputado estava se achando o personagem do circo e o povo a sua plateia.