Aquela bruxa malvada ,

              deu um falso presente .

                A maçã envenenada .

                Era inveja somente .


                      *********




     Branca de Neve é um conto de fadas originário da tradição oral alemã, que foi compilado pelos Irmãos Grimm e publicado entre os anos de 1812 e 1822 .
       No início da história contada pelos Grimm, uma rainha costurava no inverno ao lado de uma janela negra como o ébano. Ao lançar o olhar para a neve , picou o dedo com a agulha e três gotas de sangue pingaram sobre a neve, o que a deixou admirada e a fez pensar que se tivesse uma filha, gostaria que fosse "alva como a neve, rubra como o sangue e com os cabelos negros como o ébano da janela".
       Não tardou, e a rainha teve uma filha de descrições idênticas ao seu pedido: branca como a neve, com os cabelos negros como o ébano e os lábios vermelhos como o sangue. Mas, tão logo sua filha veio ao mundo, a rainha morreu.
       O pai deu à filha o nome de “Branca de Neve” e logo tornou a casar com uma mulher arrogante, esnobe e vaidosa, possuidora de um espelho mágico que só falava a verdade.
      A rainha consultava seu espelho, perguntando quem era a mais bela do mundo, ao que ele sempre respondia: "Senhora Rainha, vós sois a mais bela".
       Quando Branca de Neve fez dezessete anos,  um dia a madrasta perguntou: "Quem é a mais bela de todas?", o espelho não tardou a dizer: "Você é bela, rainha, isso é verdade, mas Branca de Neve possui mais beleza."
        Cheia de inveja , a Rainha contratou um caçador e ordenou que ele matasse Branca de Neve e lhe trouxesse seu coração como prova, na esperança de voltar a ser a mais bela .
        A rainha descobriu que Branca de Neve não estava morta e enlouquecida de fúria, decidiu usar outro método: uma maçã enfeitiçada. Dessa vez, disfarçou-se de fazendeira e ofereceu a tal maçã , mas Branca de Neve ficou em dúvida, então a Rainha cortou a maçã ao meio e comeu a parte que não estava enfeitiçada . Branca de Neve  aceitou e comeu o outro pedaço, enfeitiçado.
        A maçã engasgou na garganta de Branca de Neve, que ficou sem ar. Quando os anões chegaram e viram Branca de Neve desacordada, tentaram ajudá-la, mas não sabiam o que causara tudo aquilo e pensaram que ela estava morta. Por achá-la tão linda, os anões não tiveram coragem de enterrá-la, e a puseram em um caixão de vidro.
         Certo dia, um príncipe que andava pelas redondezas avistou o caixão de vidro e dentro a bela donzela. Ficou tão apaixonado que perguntou aos anões se podia levá-la para seu castelo , ao que eles aceitaram e os servos do príncipe a colocaram na carruagem.
         No caminho, a carruagem tropeçou, e o pedaço de maçã que estava na garganta de Branca de Neve saiu, e ela pôde novamente respirar, abriu os olhos e levantou a tampa do caixão.
         O príncipe a pediu em casamento e convidou para a festa a rainha má, que compareceu, morrendo de inveja. Como castigo, ao sair do palácio, acabou tropeçando num par de botas de ferro que estavam aquecidas.
       As botas fixaram-se na rainha e a obrigaram a dançar; ela dançou e dançou até, finalmente, cair morta .....



branca+de+neve+e+a+bruxa.gif

 

             .....a poetisa ,mestra e querida amiga  HLUNA mais uma vez me presenteou com belos versos :


                A rainha, enciumada,
              tentou matar a menina,
                  esta, abençoada,
              salvou-a a fada-madrinha.


            .....pois é, minha querida amiga , desconheço qualquer informação sobre bruxas que se dão bem com suas maldades . Obrigado por ter vindo mais uma vez e receba meu beijo no seu coração .....


                           *********

              .....o poeta e meu querido amigo ANTONIO GALDINO também me visitou e deixou uma bela lembrança :                

           Bruxa, nem quero lhe vê
          suma com a sua vassoura
          senão mando lhe prender
             não tolero invasora!

              .....que as bruxas fiquem cada vez mais distantes dos nossos caminhos, meu querido amigo . Obrigado pela visita e o belo presente e receba meu forte e fraterno abraço .....


                           *********








(.....pesquisa e imagens google...)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 30/07/2013
Reeditado em 01/08/2013
Código do texto: T4411049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.