O currículo escolar em trovas (JUCIARIKOVA BRITAYEVA)
Quero aqui contar em trovas
Um imenso e triste Problema
Que acontece na escola
Veja aqui o meu dilema
Toda escola deve ter
um currículo a ser seguido
mas não precisa ser igual
isso deve ser discutido
Um país igual ao nosso
Tão vasto e miscigenado
Poderia apresentar
Um curriculo diversificado
Mas não é isso que acontece
E pra todos sem distinção
É imposto um só modelo
Para dar educação
Como pode um aluno
lá na fazenda Criado
estudar o mesmo assunto
Que ao da cidade é dado
Os interesses são diversos
A necessidade é diferente
O currículo é tão complexo
Que só o poder não sente
A realidade do aluno
Deve ser analisada
Para que não perca tempo
Com propostas mal elaboradas
Dessa forma vamos todos
Iguais a urubus ficar
Engolindo o que não queremos
E lá fora vomitar
Será que não percebem
Que nas salas há diferenças
Que só uma adaptação
Na aprendizagem faz inferência?
O currículo pós modernista
É um instrumento significativo
Pra transformar e inovar
E alcançar os objetivos
A discussão sobre currículo
já é destaque nos estudos
Por muitos conhecedores
Que não querem ficar mudos
O que devemos compreender
Dessa palavra inovadora
Qual será o significado
Dessa bomba propulsora
Podemos aqui chamá-la
De “conhecimento escolar”
por “experiência de aprendizagem”
também vou identificar
são as definições mais existentes
isso até já ficou lógico
dessa palavra incorporada
Ao vocabulário pedagógico.
Mas pergunto com firmeza
O que deve um currículo conter?
Pra efetuar aprendizagem
E a todos satisfazer?
As cinco matérias tradicionais
Isso eu sei que vai entrar
Valorizando nossas raízes
O professor vai ensinar
O currículo oculto é difundido
Pelos autores da teoria crítica
São transmitidos pelas escolas
Esses valores e normas implícitas
Durante o curso através
De um “aprendizado incidental”
Socializa o estudante
Mais que o aprendizado normal
No pensamento pós moderno
Há uma aproximação possível
Com o discurso crítico
Ou será algo indefinível?
Dois elos distintos
Podem ser identificados
Um rompe com o modernismo
Outro busca modificá-lo
Dentro desse contexto
Surge a utopia na concepção
De um sistema perfeito
Abrangendo a educação
As utopias apresentam
As visões de um futuro melhor
Confrontando e transformando
A educação, pra aumentar o seu valor
Por JUCIARIKOVA BRITAYEVA, Secretária de Educação de Gorobixaba