O currículo escolar em trovas

Quero aqui contar em trovas

Um imenso e triste Problema

Que acontece na escola

Veja aqui o meu dilema

Toda escola deve ter

um currículo a ser seguido

mas não precisa ser igual

isso deve ser discutido

Um país igual ao nosso

Tão vasto e miscigenado

Poderia apresentar

Um curriculo diversificado

Mas não é isso que acontece

E pra todos sem distinção

É imposto um só modelo

Para dar educação

Como pode um aluno

lá na fazenda Criado

estudar o mesmo assunto

Que ao da cidade é dado

Os interesses são diversos

A necessidade é diferente

O currículo é tão complexo

Que só o poder não sente

A realidade do aluno

Deve ser analisada

Para que não perca tempo

Com propostas mal elaboradas

Dessa forma vamos todos

Iguais a urubus ficar

Engolindo o que não queremos

E lá fora vomitar

Será que não percebem

Que nas salas há diferenças

Que só uma adaptação

Na aprendizagem faz inferência?

O currículo pós modernista

É um instrumento significativo

Pra transformar e inovar

E alcançar os objetivos

A discussão sobre currículo

já é destaque nos estudos

Por muitos conhecedores

Que não querem ficar mudos

O que devemos compreender

Dessa palavra inovadora

Qual será o significado

Dessa bomba propulsora

Podemos aqui chamá-la

De “conhecimento escolar”

por “experiência de aprendizagem”

também vou identificar

são as definições mais existentes

isso até já ficou lógico

dessa palavra incorporada

Ao vocabulário pedagógico.

Mas pergunto com firmeza

O que deve um currículo conter?

Pra efetuar aprendizagem

E a todos satisfazer?

As cinco matérias tradicionais

Isso eu sei que vai entrar

Valorizando nossas raízes

O professor vai ensinar

O currículo oculto é difundido

Pelos autores da teoria crítica

São transmitidos pelas escolas

Esses valores e normas implícitas

Durante o curso através

De um “aprendizado incidental”

Socializa o estudante

Mais que o aprendizado normal

No pensamento pós moderno

Há uma aproximação possível

Com o discurso crítico

Ou será algo indefinível?

Dois elos distintos

Podem ser identificados

Um rompe com o modernismo

Outro busca modificá-lo

Dentro desse contexto

Surge a utopia na concepção

De um sistema perfeito

Abrangendo a educação

As utopias apresentam

As visões de um futuro melhor

Confrontando e transformando

A educação, pra aumentar o seu valor