Eu Não Fio Na Mulher !
Se há literatura que eu gosto , também , é o gênero da composição lírica, ligeira , mais ou menos popular :Trova.
Digo mais ou menos popular , porque a maioria delas saem de pessoas desconhecidas . Mas brotam também na pena de poetas e escritores famosos.
. Entretanto não deixa de ser uma manifestação popular; uma canção, cantiga , etc...
Sei , mesmo porque o nome já fala por si , que quadra tem 4 versos e cada verso tem 7 sílabas e na composição a/c e b/d . Ou seja , a primeira frase ( verso ) deve rimar com o terceiro , e o segundo verso deve rimar com o quarto . E obsevar as 7 sílabas em cada um. Algo bem matemático e difícil. Se eu estiver errada, por favor , pode me ensinar o correto.
Considero , também difícil o soneto alexandrino e a tanka que precisa ter 31 sílabas poéticas distribuídas em 5 linhas. É um estilo nioônico , lindo , mas muito difícil . rs . E 31 nem é múltiplo de 5 , o que no meu modo de ver e na minha "leiguice" , complica mais . Pode ser música , mas na mesma forma ??? Tanka , quer dizer CURTO .
Então o poema pode ser cuto , mas chei de conteúdo . Eu conheço o tankaísta Sumu Arata , que é ou era membro da Associação Cultural
e Literária Nikkei Bangaku.
A forma 5-7-5-7-7 em estilo literário caracterizadopela busca da beleza do lirismo japonês. Nossa !!! É muito difícil . Quem me dera saber fazer , mas fazer com esse espírito e não só contando o 5-7 7 ...etc... Tem que ter o sentimento Oriental ... Como ???? Eu , sendo Ocidental ???
Voltando à trova , veja estas duas , cujo autoré desconhcido como eu vim a saber , de fonte limpa .
Parece troça , parece,
Mas é verdade patente ,
Que a gente nunca se esquece,
De quem esquece da gente .
Eu não fio na mulher
Nem que ela esteja dormindo;
Os olhos estão fechados ,
Sobrancelha está bulindo.
Autor ou autores desconhecidos !!!
Kalena, nos 50 anos de Brasília .
PARABÉNS BRASÍLIA , meio século de vida.
P.S - Tentei fazer uma trova pra ela, mas , não consegui , respeitando as normas. rs. Outono.Abr.2010.