RELAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR
Sinopse
A RELAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR
Ter em mente que a leitura é uma troca entre quem escreve e quem lê, pode ajudá-lo(a) a entender A RELAÇÃO AUTOR-TEXTO-LEITOR
Ter em mente que a leitura é uma troca entre quem escreve e quem lê, pode ajudá-lo(a) a entender melhor os textos que lê.
O autor não é 100% dono daquilo que escreve a não ser que nunca publique o que escreveu. Uma vez publicado, o texto adquire vida própria e se nutre das diferentes leituras que acerca dele são feitas. Assim, cada leitor é um pouco autor, também, pois contribui para a existência do texto com a visão que dele tem.
O sentido de um texto, portanto, é construído nesse diálogo, nessa interação autor-leitor.
Não é verdade, entretanto, que, assim sendo, todas as leituras são possíveis. O autor se utiliza de um vocabulário específico e estrutura suas frases de determinada maneira, de modo a conduzir o leitor a uma certa conclusão. O arranjo das palavras no texto, entretanto, pode suscitar um entendimento que escapa ao controle do autor e é nesse “vazio” do texto que o leitor penetra com sua interpretação, que nasce de suas experiências e conhecimento de mundo. Exemplifico com o poema abaixo:
Nel mezzo del camin...
Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada
E triste, e triste e fatigado eu vinha.
Tinhas a alma de sonhos povoada,
E a alma de sonhos povoado eu tinha...
E paramos de súbito na estrada
Da vida: longos anos, presa à minha
A tua mão, a vista deslumbrada
Tive da luz que teu olhar continha.
Hoje,
- Autor:
- JUSSARA NEVES RESENDE
- Formato:
- docx
- Tamanho:
- 171 KB
- Enviado por:
- ALMA GRANDE
- Enviado em:
- 10/02/2020
- Classificação:
- seguro