Observações sobre a escola: para a investigação do princípio educativo. In Antonio GRAMSCI.
Sinopse
GRAMSCI, Antonio. Observações sobre a escola: para a investigação do princípio educativo? In: Antonio Gramsci / Atilio Monasta; tradução Paolo Nosella – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010 – (Coleção Educadores), p. 114-126.
Dados biográficos do autor: Antonio Gramsci nasceu em Ales, na Sardenha. Foi vítima de uma doença que o deixou debilitado fisicamente e prejudicou seu crescimento. Frequentou círculos socialista e foi preso no tempo de Mussolini. Escreveu mais de 30 cadernos de história e análise durante a prisão, conhecidas como “Cadernos do Cárcere”. Teorizou sobre pedagogia e defendia a ideia de que uma tomada de poder só seria possível pela mudança de mentalidade; e, para ele, isso só seria possível através da formação de intelectuais.
Assunto do Texto: Modelo de educação e formação de intelectuais.
Problema: Modelo de formação do homem na escola.
Ideia principal: Crítica ao modelo de escola visando mudanças na educação afim de formar homens pensadores.
- Autor:
- Geovano Prudencio Flor
- Formato:
- Tamanho:
- 93 KB
- Enviado por:
- Geovano Prudencio Flor
- Enviado em:
- 09/10/2016
- Reeditado em:
- 20/10/2016
- Classificação:
- seguro