9.1. Os testículos.

Sinopse
Nos testículos, nas células intersticiais ou células de Leydig é produzida a testosterona que é um hormônio masculinizante que confere as características sexuais masculinas. A produção de testosterona é controlada por uma feedback negativo. A hipófise produz o LH que estimula a produção da testosterona; quando o nível desta aumenta a hipófise deixa de secretar LH. Ela é responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias masculinas e pela espermatogênese. Ela é também essencial para o crescimento normal, desenvolvimento e maturação do sistema esquelético masculino. Outro papel importante é o crescimento musculoesquelético. Os efeitos andrógenos da testosterona são responsáveis, em parte, pela retenção da proteína muscular e hipertrofia musculares observados durante o treinamento de força. A testosterona exógena aumenta a massa muscular esquelética, mas não o tecido conjuntivo e, por desequilíbrio mecânico, podem ocorrer lesões. Além disso, por feedback negativo pode causar o bloqueio da produção de espermatozoides (longo prazo) produzindo esterilidade e alteração das características sexuais secundárias: perda de pelos, alteração da voz, aumento das glândulas mamárias.
Autor:
Mara Roubert
Formato:
docx
Tamanho:
15 KB
Enviado por:
Mara Roubert
Enviado em:
21/04/2020
Classificação:
seguro