"O mal se conhece pela natureza do bem; é a privação do bem". "ANIMA QUODAM MODO OMNIA EST."

Sinopse
De que modo, a alma é tudo? É para Deus e para o bem...A Suma Teológica nos atrai pela eficiência elucidativa de temas atuais. O mal e o bem nos exigem cautela para não cairmos em falácias e reducionismos ou relativismos ou banalização. O bem é a ausência do bem adjunto. Contrário ao bem, nocivo a outrem, não pertence à perfeição ou graus de perfeição do bem e do universo. "O que não é não age." O mal age, logo é um certo ente e uma certa natureza? Tomas responde que Deus não se compraz no mal, não aceita o mal, embora pode tirar o bem do mal.Há coisas (in/corruptíveis), embora não sendo más em si, podem ser usadas para o mal. Às vezes, descambam para o mal. Isso significa que há uma deficiência de bem nelas, uma espécie de mal. É um não-ser; O bem abrange todos os gêneros. Há graus de bem em cada gênero, conforme seu fim. Contudo, não se deve confundir o mal com o bem. "Ai de vós, os que ao mau chamais bom, e ao bom mau; pondo trevas por luz..." Isaías 5,20 (Summa Theol. p. 445).
Autor:
J B Pereira e https://pt.aleteia.org/2017/04/17/sim-a-suma-teologica-inteira-de-graca/
Formato:
docx
Tamanho:
42 KB
Enviado por:
J B Pereira
Enviado em:
15/01/2018
Reeditado em:
15/01/2018
Classificação:
seguro