EDUCAÇÃO ONTEM E HOJE: ANALISANDO JUNTO A PROFESSORES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM COM O USO DAS TICS SOB UMA PERSPECTIVA DIDÁTICO- TRADICIONAL
Sinopse
A presente tese traz para discussão a questão educacional, adotada desde as mais antigas civilizações, visualizando, portanto, práticas e aspectos de ensino, levados a efeito desde a cultura grega, romana, Idade Média, passando por tempos modernos, até a presente era, o século XXI. O mundo vem passando por mudanças e radicais trasformações, face à avalancha de novas tecnologias digitais, mas as escolas de educação básica, visitadas, seguem a didática tradicional. Esse método de ensino, tem sido bastante questionado por estudiosos e teóricos do “Conectivismo”, como Siemens (2004) e Downes (2005). Para eles, trata-se de métodos obsoletos, pois não correspondem a realidade do momento atual, chamada “idade digital”.Portanto, o objetivo deste estudo é analisar entre professores no Estado do Rio de Janeiro a viabilidade da implementação de uma aprendizagem com o uso das TICs sob a perspectiva didático-tradicional. A metodologia adotada na presente pesquisa é de caráter descritivo/ exploratório; a pesquisa foi realizada em duas escolas, situadas no Estado do Rio de Janeiro, uma localizada em Duque de Caxias e outra, no município do Rio de Janeiro. Em cada uma, foram aplicados questionários. Ao final, com os resultados, verificou-se que a didática tradicional é o método adotado nas escolas pesquisadas, porém tanto professores como alunos aderem com bastante frequência às TICs. Eles apontam inúmeras vantagens com o uso das TICs, enquanto,ferramentas pedagógicas pa
- Autor:
- Jezuino Almeida
- Formato:
- Tamanho:
- 1 MB
- Enviado por:
- Jezuino Almeida
- Enviado em:
- 27/09/2020
- Classificação:
- seguro