Pedagogia da Utilidade Social

Sinopse
A vida humana só tem sentido racional quando voltada para a utilidade social e não para si mesma, visto que, desde o nascimento, e sempre, somos recepcionados por uma sociedade familiar. Junto com a noção da utilidade da força e do talento de cada um para o bem de todos, que é o que caracteriza a vida social, nasceu a Educação como uma argumentação ou um entendimento dessa percepção (do melhor para todos) que deveria ser transmitida de geração para geração. O primeiro conteúdo da escola primitiva foi este: A ideia da utilidade de cada um para o bem de todos, portanto uma disciplina social. As organizações sociais e até mesmo os governos e o Estado nasceram e foram inspirados por essa noção de utilidade da vida em coletividade ou para gerenciar essa ideia da sacralidade pública da utilidade da vida social. Por isso, e com razão, o professor Dermeval Saviani disse que a Educação remonta aos primeiros grupos humanos. Ele argumentou, durante uma palestra no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná - APP-Sindicato, referente ao VI Congresso da entidade, realizada em 26/10/1995, que "no momento em que o homem surgiu no universo surgiu também a Educação" como uma escola dos valores compreendidos como utilidade social, cujos valores são aprendidos em qualquer família: honrar pai e mãe, respeitar os irmãos, colaborar no gerenciamento da casa, etc., pois, necessariamente, agora o homem era entendido como humano e não mais como animal.
Autor:
Marco Aurélio Rodrigues Dias
Formato:
pdf
Tamanho:
38 KB
Enviado por:
Marco Aurélio Rodrigues Dias
Enviado em:
08/02/2020
Classificação:
seguro