O direito da infância e a criança como agente ético.

Sinopse
No campo da educação, vertentes da Educação Infantil e direitos humanos seguem em discussão a respeito do direito da criança e infância, onde parte do movimento defende - e progride cada vez mais - a ideia da criança como agente capaz de estar livre, decidir, sentir e impor-se nos espaços. A produção acadêmica, cinematográfica e literária atualmente está bastante ligada a essa teoria, juntamente ao próprio currículo das disciplinas no curso de Pedagogia, que apresenta aos futuros educadores e professores o novo ser e estar desses indivíduos. A proposta dessa reflexão busca recorrer a teorias e autores como Aristóteles e Hanna Arendt, para desconstruir algumas das preposições que compõe essa linha de pensamento e tentar entender, pela lente da Ética e sociológica, se há uma romantização exacerbada da infância e da criança, junto a sua formação não só como cidadão e membro social, mas agente ético moral, dentro e fora da instituição escolar.
Autor:
Beatriz Pinheiro
Formato:
pdf
Tamanho:
155 KB
Enviado por:
Beatriz Pinheiro
Enviado em:
09/04/2017
Classificação:
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