O direito da infância e a criança como agente ético.
Sinopse
No campo da educação, vertentes da Educação Infantil e direitos humanos seguem em discussão a respeito do direito da criança e infância, onde parte do movimento defende - e progride cada vez mais - a ideia da criança como agente capaz de estar livre, decidir, sentir e impor-se nos espaços. A produção acadêmica, cinematográfica e literária atualmente está bastante ligada a essa teoria, juntamente ao próprio currículo das disciplinas no curso de Pedagogia, que apresenta aos futuros educadores e professores o novo ser e estar desses indivíduos.
A proposta dessa reflexão busca recorrer a teorias e autores como Aristóteles e Hanna Arendt, para desconstruir algumas das preposições que compõe essa linha de pensamento e tentar entender, pela lente da Ética e sociológica, se há uma romantização exacerbada da infância e da criança, junto a sua formação não só como cidadão e membro social, mas agente ético moral, dentro e fora da instituição escolar.
- Autor:
- Beatriz Pinheiro
- Formato:
- Tamanho:
- 155 KB
- Enviado por:
- Beatriz Pinheiro
- Enviado em:
- 09/04/2017
- Classificação:
- seguro