Eu sou o que escrevo: a importância da escrita do nome próprio no início da alfabetização.

Sinopse
“Ele já sabe escrevendo o próprio nome!”, “Coloquem nome na atividade”, “Esse trabalho sem nome é de quem?”, “É recomendado que todas as crianças coloquem o nome nos materiais”, “Venham buscar as agendas, procurem o nome de vocês com cuidado para não pegar a agenda do amigo”... A quantidade de exemplos que podemos citar do uso do nome próprio no cotidiano escolar listaria uma sequência bastante extensa, e tão cotidiana, que mal nos damos conta do que ela realmente significa e porque se aplica com tanta frequência. Como algo que tratamos com tanta naturalidade pode não só auxiliar, como protagonizar muitas vezes, essa fase de aprendizado das crianças? E qual o papel do nome próprio para a construção da identidade dos pequenos? Essas são apenas algumas das perguntas que guiam esse texto, que busca não só enfatizar o leque imenso da alfabetização, mas também a importância do aluno nesse processo.
Autor:
Beatriz Pinheiro
Formato:
pdf
Tamanho:
496 KB
Enviado por:
Beatriz Pinheiro
Enviado em:
20/03/2017
Classificação:
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