A VIOLÊNCIA NA ESCOLA E A VISÃO FREIRIANA

Sinopse
Este trabalho faz uma relação da violência no âmbito escolar e da educação para a paz sob um olhar Freiriano. Trata da relação entre opressores e oprimidos, da manipulação da massa e do papel do professor diante desses assuntos, da posição de mediação e diálogo que deve partir deste. Defende a educação de conscientização em relação as parcelas desfavorecidas da sociedade levando-os a perceber a situação de oprimidos em busca de sua própria libertação. Propõe uma prática em sala de aula que desenvolva o senso crítico dos alunos, criticando a educação oferecida pelas escolas, educação essa denomina por Freire por educação bancária, nesta o educador deposita o conhecimento no aluno receptivo, ingênuo e dócil, numa educação que traz alienação e não desperta a consciência do oprimido. Mas é a sua ideia de educação libertária que trouxe a inquietação na escola conservadora, onde os alunos são acomodados de forma interessante para aqueles que alienam a massa.
Autor:
camifls
Formato:
docx
Tamanho:
27 KB
Enviado por:
camifls
Enviado em:
26/10/2016
Classificação:
seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.