A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Sinopse
Este artigo tem por objetivo analisar a influência do desenho infantil no processo de ensino aprendizagem, fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica, alicerçada por uma pesquisa de campo, que consiste numa comprovação real das teorias existentes. No primeiro momento aborda o significado do desenho, de forma que trará uma visão ampla do tema, no segundo enfatiza a relação do desenho com o processo cognitivo da criança, envolvendo aspectos psicológicos e emocionais. Num terceiro momento consiste na análise da pesquisa de campo, proveniente da coleta de desenhos elaborados por crianças de dois a nove anos, as quais todas estão estudando na rede pública de ensino. Por ultimo, relata a importância do professor-educador ter conhecimento das teorias sobre o desenho, de modo que oportunize os alunos as diversas situações de aprendizagem. Para isso busca a fundamentação de alguns autores como Ferreira, (1999), Piaget e Inhelder (2002), Derdyk (1994), Morita (2005), entre outros.
- Autor:
- Rosicleia Moras
- Formato:
- doc
- Tamanho:
- 26 KB
- Enviado por:
- Rosicleia Moras
- Enviado em:
- 03/05/2010
- Reeditado em:
- 11/08/2015
- Classificação:
- seguro