Efeitos de Dois Procedimentos de Ensino de

Sinopse
O presente trabalho comparou qual dentre dois procedimentos envolvendo operantes verbais “Intraverbal” e “Ecóico”) seria mais eficaz no ensino do operante verbal Tacto. Verificou se a nomeação de objetos (Tacto) do uso diário emerge mais rapidamente quando ensinado através de comandos verbais que dão modelo, verbalizando em voz alta o nome do objeto e solicitando que a criança imite a verbalização (“Ecóico”) ou se emerge mais rapidamente quando ensinado através de comandos verbais que perguntam (“Intraverbal”) o nome do objeto, além de dar o modelo do nome desse objeto (modelo esse retirado gradualmente), procedimento chamado de fading out ou esvanecimento. O participante tinha quatorze anos com diagnóstico de autismo severo e deficiência mental e apresentava estereotipias típicas do comportamento autista. Apresentava os seguintes operantes verbais quando do início da avaliação: “Mando”, “Intraverbal” e o operante Tacto estava iniciando. O local foi a residência do participante na cid
Autor:
Célia
Formato:
doc
Tamanho:
26 KB
Enviado por:
Célia
Enviado em:
27/07/2009